Emmanuel Macron, presidente francês, e Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, acenaram à multidão e deram início à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024 às 19h30 locais, 18h30 em Portugal continental.
Veja as melhores imagens da Cerimónia de Abertura de Paris 2024
A cerimónia de abertura, que pela primeira vez acontece fora de um estádio, arrancou com um vídeo onde Zinedine Zidane, antigo astro do futebol francês, surgia a carregar a tocha olímpica, antes de um misterioso mascarado a levar consigo.
Seguiu-se o desfile pelo rio Sena dos barcos com os atletas que vão participar na 33.ª edição dos Jogos Olímpicos. A primeira embarcação, como sempre, a equipa da Grécia, seguindo-se a equipa olímpica dos refugiados, na sua terceira participação, ostentando a bandeira do Comité Olímpico Internacional.
O primeiro ato musical pertenceu, como muitos já haviam anunciado, a Lady Gaga, à medida que as embarcações com as diferentes delegações dos vários países iam navegando pelo cena e acenando às bancadas repletas de gente ao longo dos 6 quilómetros do percurso. Pelo meio, várias atuações e momentos alusivos à história e cultura parisiense e francesa.
O barco de Portugal, com Fernando Pimenta e Ana Cabecinha a abanarem a bandeira nacional, surgiu cerca de duas horas depois do início da cerimónia.
Depois do desfile, que fechou, como habitualmente, com a delegação do país da cidade anfitriã, no caso a França, as atenções viraram-se para a Praça de Trocadero e para a Torre Eiffeel, onde a bandeira olímpica foi hasteada depois de chegar a cavalo, ladeada pelos porta-estandartes das várias delegações.
Hasteada a bandeira, houve lugar aos habituais discursos do chefe da organização e do presidente do COI, para os juramentos olímpicos, para escutar o hino olímpico e para, enfim, Emmanuel Macron, presidente da República de França, declarar abertos os Jogos.
Depois, enfim, o aguardado momento do acender da pira olímpica, envolto em mistério. Os derradeiros passos da chama foram sendo dados por Zidane, Rafa Nadal, Serena Williams, Carl Lewis, Nadia Comanneci, Amelie Mauresmo, Toni Parker e vários desportistas históricos de França, passando por vários locais icónicos de Paris até que Marie-Jose Perec e Teddy Riner acenderam, enfim, a pira olímpica, que ao receber a chama ascendeu no ar num balão de ar quente onde se manterá até 11 de agosto.
A fechar, a muito esperada e emocionante atuação de Celine Dion, que terá certamente comovido todos os presentes. Estão abertos os Jogos!
Comentários