Rosa Mota, Nuno Laurentino, Joana Pratas, Manuel Matias e Marcos Chuva estiveram presentes, esta sexta-feira, na Escola Salesianos de Manique em Cascais onde participaram numa ação com alunos, acabando por deixar alguns conselhos e perspetivas sobre o que foi e o que é ser atleta de alta competição, em provas de excelência como são os Jogos Olímpicos.

Em ação insere-se no evento Cascais Olímpico, que é organizado pela Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal e a Câmara Municipal de Cascais e que reúne durante três dias alguns dos maiores atletas nacionais. O evento tem o patrocínio da Altice Portugal.

Uma presença que não passou naturalmente despercebida no evento foi a de Rosa Mota. A antiga campeã olímpica lembrou, em conversa com os alunos, que foi nas provas de corta-mato na escola que ganhou o 'bichinho' pelo atletismo, revelando ainda que nunca fez "sacrifícios" ao longo da carreira: "Treinei sempre com paixão e ambição para tentar realizar os meus sonhos. Quando acabei de vencer a medalha de bronze, comecei logo a treinar porque tinha que ser logo no dia a seguir. A nossa vida é um comboio porque se o perdemos é mais difícil recuperar. Consegui o meu objetivo de ser campeã olímpica, mas fiz muitos amigos", contou.

Sandra Neves, antiga nadadora olímpica, falou na experiência de ter participado nos Jogos de Seul em 1988: "Nadei os 100 e 200 metros mariposa e fiquei em 18.º lugar na altura com uma grande marca. Ficámos com valores que nos sustentam a nossa vida toda, e tento transmitir esses valores", disse.

Também na natação, Nuno Laurentino, que marcou presença nos Jogos de Atlanta (1996) e Sidnei (2000), abordou o trabalho que teve que realizar para chegar ao patamar JO: "Eu sonhei para chegar lá, e são precisos muitos treinos (...). Sem este esforço nada aparece de mão beijada. Queremos inspira-vos a praticar e a serem os melhores e ir lá fora competir com os melhores. Sonhar e pensar em superação desportiva é o melhor que se pode fazer, e isso vai fazer de vocês melhor cidadãos", atirou em conversa com o alunos da Escola Salesianos de Manique.

Presente esteve também Pernilla Wiberg, membro da World Olympians Association e vencedora de duas medalhas olímpicas nos Jogos Olímpico de inverno, com dois ouros e duas pratas em slalom (Albertville 1992, Lillehammer 1994 e Nagano 1998), combinado e downhill. A antiga esquiadora explicou porque é que a medalha de prata que conquistou é a mais especial: "A de prata é mais saborosa, porque ganhei no downhill, quando vivia numa vila onde não haviam montanhas. Se queres fazer algo, se tens paixão, deves fazê-lo. Fiz tudo, antes de escolher o que gostava mais de fazer", declarou de forma apaixonada.

Manuel Matias, antiga referência no atletismo português, lembrou que só conseguiu ir ao Jogos já em final de carreira, em Atalanta em 1996, mas preferiu destacar sobretudo os valores e as alegrias que a carreira lhe proporcionaram. "É uma carreira que nos trás muitos valores e muitas alegrias. É uma atividade que exige muita vontade, muito sacrifício", disse.

Joana Pratas, antiga atleta da vela e vice-presidente da AAOP, puxou o filme atrás e transmitiu o que foi entrar pela primeira num estádio olímpico com apenas 17 anos: "Com apenas 17 anos estava a entrar pela primeira vez, no estádio olímpico, em 1996 em Atalanta. A primeira mulher portuguesa a participar nos Jogos num barco à vela. Consegui participar em Sidnei e tive o privilégio de conhecer a Rosa Mota nesses jogos. A mensagem que gostava de transmitir é esta: "O meu sonho tornou-se realidade. É possível treinar, estudar e mais tarde trabalhar. Quando se quer tudo se consegue. É importante tanto na vida como no desporto", terminou.

O evento Cascais Olímpico prossegue no dia 25 e 26 de março. Consulte o calendário:

Dia 25 de Março

• Reunião do Comité executivo da World Olympian Association –
Casa de Santa Maria em Cascais

• Passeio Cultural com os membros da WOA, pelos museus de
Cascais

• Encontro de atletas Olímpicos com jovens do concelho de
Cascais – Escola Salesianos de Manique

Dia 26 de Março

• Conversas sobre o Desporto no Feminino – Casa das Histórias Paula Rego

• Cerimónia de assinatura do protocolo AAOP/ISEG, que visa a criação de um curso de Empreendedorismo para atletas Olímpicos em parceria com a Fundação
Ageas - Nova SBE

• Cerimónia de assinatura do protocolo AAOP/Holmes Place, que visa a
colaboração Nacional para os associados AAOP e Embaixadores Olímpicos nos
Ginásios Holmes Place – Nova SBE