O Papa Francisco expressou, esta sexta-feira, esperança de que os Jogos Olímpicos ofereçam uma oportunidade para criar unidade nacional em França, numa mensagem publicada uma semana antes da cerimónia de abertura em Paris.
"Espero que a organização destes Jogos seja para todo o povo de França uma grande oportunidade de harmonia fraterna que, vai além das diferenças e das oposições, e que permita o fortalecimento da unidade da nação", escreveu o pontífice em mensagem ao arcebispo de Paris, Laurent Ulrich.
O apelo do chefe da Igreja Católica mundial surge num momento de impasse na política francesa, depois das eleições terem deixado o país sem qualquer caminho claro para a formação de um novo governo.
Francisco, de 87 anos, repetiu os apelos a uma trégua mundial nos conflitos durante os Jogos, que decorrem entre 26 de julho e 11 de agosto, um evento que "por natureza traz paz e não guerra".
"Neste período conturbado em que a paz mundial está seriamente ameaçada, espero fervorosamente que todos estejam empenhados em respeitar esta trégua na esperança de encontrar uma resolução para os conflitos e um regresso à harmonia", disse ele.
Comentários