Filipa Martins tornou-se neste domingo na primeira ginasta portuguesa de sempre a garantir o apuramento para uma final da competição de 'all-around' de ginástica artística de uns Jogos Olímpicos.

Filipa Martins somou 53.166 pontos, com 14.133 nos saltos, graças ao Yurchenko com dupla pirueta, 13.800 nas paralelas assimétricas, a sua especialidade, 12.633 no solo e 12.600 na trave, terminando no 18.º lugar uma qualificação liderada pela norte-americana Simone Biles (59.566).

Ao todo, participaram na qualificação 60 ginastas, com as primeiras 24 a seguirem para a  final.

'The Martins'. Filipa eternizou o seu nome na ginástica mundial e sonha em Paris: "Final do 'all around' será a minha medalha de ouro"
'The Martins'. Filipa eternizou o seu nome na ginástica mundial e sonha em Paris: "Final do 'all around' será a minha medalha de ouro"
Ver artigo

Filipa Martins, ginasta natural do Porto, de 28 anos, está na sua terceira participação nos Jogos Olímpicos e bate assim o seu melhor registo, que foi o 37.º lugar no Rio de Janeiro, em 2016. Em Tóquio2020 foi 41.ª.

A ginasta do Acro Clube da Maia vai agor poder lutar pelas medalhas frente às melhores ginastas do mundo, entre elas a norte-americana Biles, vista como a grande candidata a vencer o ouro. A final está marcada para quarta-feira, a partir das 17h15 (hora de Portugal continental, mais uma hora em Paris).

Filipa já era também a primeira e única portuguesa a chegar a finais por aparelhos de Mundiais, nas paralelas assimétricas (oitava), em Kitakyushu, em 2021, quando também disputou pela primeira vez a final do ‘all-around’ (sétima), um feito que repetiu, em 2023, em Antuérpia (21.ª).