Os suecos David Ahman e Jonatan Hellvig deram hoje ao seu país o primeiro ouro da sua história no voleibol de praia, vencendo o torneio masculino dos Jogos Olímpicos Paris2024 ante os alemães Nils Ehlers e Clemens Wickler.

Os suecos estamparam a sua autoridade no torneio com uma exibição de gala na final, triunfando em apenas 33 minutos e dois sets, por claros 21-10 e 21-13, num recinto montado para a ocasião em frente à Torre Eiffel.

Os suecos, de resto, mostraram um gesto técnico inovador, um ‘jump set’, em que, ao segundo toque, quando a bola é servida ou distribuída, o jogador salta para apanhar desprevenida a defesa, seja por atacar logo ali ou por assistir o companheiro.

Foi assim, precisamente, no último ponto do encontro, com Ahman a atacar logo ao segundo toque, ao canto direito da defesa germânica, para selar a conquista do ouro, com músicas dos Abba a tocarem na arena pouco depois.

A festa sueca sucede-se à norueguesa, que tinha triunfado em Tóquio2020, com os campeões olímpicos a acabarem desta feita no bronze. Anders Mol e Christian Sorum bateram Cherif Younousse e Ahmed Tijan por 21-13 e 21-16.

Na sexta-feira, as brasileiras Ana Patrícia Ramos e Eduarda Lisboa, conhecida por ‘Duda’, triunfaram por 26-24, 12-21 e 15-10, em 59 minutos, na final feminina, ante as canadianas Melissa Paredes e Brandie Wilkerson.

Vencendo cinco das sete partidas por 2-0, as brasileiras mostraram-se ao mais alto nível e conquistaram o primeiro ouro olímpico no feminino nesta modalidade desde Atlanta1996, com Sandra Pires e Jackie Silva.

Além disso, o Brasil não vencia nesta modalidade desde o Rio2016, quando Alison Cerutti e Bruno Schmidt venceram a competição masculina.

Na luta pelo bronze, venceram as suíças Tanja Huberly e Nina Brunner, por 21-17 e 21-15, ante as vice-campeãs de Tóquio2020, as australianas Mariafe Artacho e Taliqua Clancy.

Quadro de medalhas:

MASCULINOS

  • Ouro: David Ahman e Jonathan Hellvig, Sue.
  • Prata: Nils Ehlers e Clemens Wickler, Ale.
  • Bronze: Anders Mol e Christian Sorum, Nor.

FEMININOS

  • Ouro: Ana Patrícia Ramos e Eduarda Lisboa, Bra.
  • Prata: Melissa Paredes e Brandie Wilkerson, Can.
  • Bronze: Tanja Huberly e Nina Brunner, Sui.