O Canadá, campeão olímpico em título, assegurou ontem a passagem aos quartos de final do torneio feminino de futebol de Paris2024, no dia da despedida da Austrália, eliminada como a pior terceira classificada.
A seleção canadiana tinha sido punida com a dedução de seis pontos por utilizar drones para espiar adversárias e acabou por apurar-se no segundo lugar do Grupo A, com três vitórias em três jogos, mas apenas três pontos, e vai agora disputar os ‘quartos’ frente à Alemanha.
No jogo decisivo da terceira ronda, frente à Colômbia, no Allianz Riviera, em Nice, o Canadá venceu por 1-0, com golo de Vanessa Gilles, aos 61 minutos, que deixou as sul-americanas no terceiro lugar, com três pontos.
No outro encontro do grupo, a França bateu a Nova Zelândia por 2-1, com ‘bis’, aos 22 e 49 minutos, de Marie-Antoinette Katoto, melhor marcadora da fase de grupos, com cinco golos, que teve resposta da neozelandesa Kate Taylor, aos 42.
As francesas, que terminaram em primeiro lugar no Grupo A, vão defrontar nos ‘quartos’ o Brasil, que passou como uma das duas melhores terceiras classificadas, enquanto a Nova Zelândia foi quarta e última, sem pontos.
Na terceira e última ronda do Grupo C, a seleção brasileira perdeu com a Espanha, por 2-0, num jogo marcado pela expulsão da veterana capitã brasileira Marta, de 38 anos, aos 45+5 minutos, com 0-0 no marcador, após uma ação negligente, em que atingiu com o pé a cabeça de Olga Carmona, saindo do campo em lágrimas.
Eleita seis vezes melhor futebolista do mundo, Marta já tinha anunciado que Paris2024 seria a sua despedida com a camisola da seleção ‘canarinha’, que agora terá de vencer as francesas para a avançada, que deve cumprir pelo menos um jogo de suspensão, poder voltar a jogar na sua sexta participação olímpica.
A Espanha, atual campeã mundial e a fazer a sua estreia no torneio olímpico, que já tinha garantido a passagem à fase a eliminar após a segunda ronda, venceu com golos de Athenea del Castillo, aos 68 minutos, e Alexia Putellas, aos 90+17, e garantiu o primeiro lugar do agrupamento, com nove pontos, graças a um pleno de três triunfos em três encontros.
As espanholas têm encontro marcado com a Colômbia, terceira do Grupo A, com três pontos, nos ‘quartos’.
No outro encontro do grupo, o Japão venceu a Nigéria por 3-1 e assegurou o segundo lugar do Grupo C, com seis pontos, que vale um confronto com os Estados Unidos na próxima fase.
Maika Hamano, aos 22 minutos, Mina Tanaka, aos 32, e Hikaru Kitagawa, aos 45+5, assinaram os golos das nipónicas, enquanto Jennifer Echegini, aos 42, marcou para as africanas, que terminaram no quarto e último lugar, sem pontos.
As norte-americanas, tetracampeãs olímpicas, que também já se tinham apurado, venceram a Austrália, por 2-1, na derradeira ronda, e contribuíram para a eliminação das ‘matildas’, quartas classificadas em Tóquio2020 e no Mundial2023.
Trinity Rodman, aos 43 minutos, e Korbin Albert, aos 77, marcaram para as norte-americanas, vencedoras do Grupo B com três vitórias em três partidas.
O golo de Alanna Kennedy, aos 90+1, não evitou a ‘queda’ das australianas, terceiras, com três pontos, com a pior diferença de golos (7-10) no duelo contra Colômbia (4-4) e Brasil (2-4).
Também no Grupo B, a Alemanha assegurou o segundo lugar, com seis pontos, depois do triunfo, por 4-1, sobre a Zâmbia, quarta e última, sem pontos.
Para as germânicas, marcaram Lea Schüller, aos 10 e 61 minutos, Klara Bühl, aos 47, e Elisa Senss, aos 90+7, enquanto Barbra Banda assinou o tento das zambianas, aos 49.
Os jogos dos quartos de final do torneio feminino de futebol estão marcados para sábado.
Comentários