A Espanha falhou hoje pela primeira vez desde os Jogos Sydney2000 presença na fase a eliminar do torneio olímpico de basquetebol masculino, após uma derrota por 88-85 frente ao Canadá, na derradeira jornada do Grupo B.

Pouco antes, o triunfo da Grécia, que ainda aguarda os resultados do derradeira jornada do Grupo C para saber se segue em frente, no embate com a Austrália (77-71) tinha deixado os espanhóis obrigados a vencer para avançarem para os ‘quartos’.

Os canadianos, que tiveram nos bases Shai Gilgeous-Alexander, com 20 pontos, e Andrew Nembhard, com 18, os melhores marcadores, já estavam qualificados, mas queriam o primeiro lugar do grupo e conseguiram.

Com parciais de 19-19, 30-19, 15-18 e 24-29, os canadianos afastaram a Espanha – que teve em Dário Brizuela (17) o seu melhor finalizador - tal como aconteceu no Mundial de 2023.

Este jogo marcou a despedida do espanhol Rudy Fernández que, aos 39 anos, se tornou em Paris2024, o primeiro basquetebolista a participar em seis edições dos Jogos Olímpicos.

A Grécia, que somou duas derrotas nos jogos anteriores, frente a Canadá e Espanha, venceu a Austrália por 77-71, num jogo em que chegou ao intervalo a vencer por 17 pontos e aguentou a reação dos australianos na segunda parte.

Giannis Antetokounmpo, com 20 pontos, e Thomas Walkup, com 18, foram os jogadores em destaque na formação helénica, enquanto na Austrália, que fechou o grupo na segunda posição, se destacaram-se os 17 pontos e oito ressaltos de Jock Landale.

Apesar da derrota, a Austrália também segue em frente, no segundo lugar do grupo, atrás do Canadá, com os gregos a aguardar para saber se são um dos dois melhores terceiros.

No Grupo A, com as duas equipas já qualificadas, a líder e campeã mundial Alemanha impôs-se à França por 85-71, com Dennis Schroder e Franz Wagner, ambos com 26 pontos, a destacarem-se.

Na França, a jovem estrela Victor Wembanyama, anotou um ‘duplo-duplo’ de 14 pontos e 12 ressaltos.

No primeiro jogo do dia, o Japão despediu-se do torneio sem vitórias, fechando com uma derrota frente ao Brasil por 102-84, num jogo em que Bruno Caboclo conseguiu um ‘duplo-duplo’ com 33 pontos e 17 ressaltos, a que somou uma assistência.

Apesar de ter terminado em terceiro, o Brasil já assegurou o apuramento para os quartos de final com um dos melhores terceiros.

No sábado, o Grupo C vai realizar a última jornada, com os já apurados Estados Unidos a defrontarem Porto Rico, já eliminado, enquanto Sérvia e Sudão do Sul se enfrentam para decidir quem fica com o segundo lugar, de apuramento direto, e o terceiro, que pode ou não permitir a permanência em prova.