Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris2024 podem vir a ter um retorno entre 6,7 e 11,1 mil milhões de euros (ME), de acordo com um estudo encomendado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) e pelo comité organizador, hoje publicado.

O Centro de Direito e da Economia do Desporto (CDES) reviu em alta o retorno para a região de Paris e da Île-de-France, em relação a um estudo que tinha efetuado em 2016, aquando da escolha de França para acolher os Jogos, cifrado, na altura, entre 5,3 e 10,7 mil ME.

De acordo com os responsáveis, não foi efetuado nenhum estudo de impacto económico para todo o país, uma vez que a Île-de-France concentra a grande maioria dos locais de provas.

Os valores de retorno, em euros atuais, pelo que poderão sofrer alterações devido à inflação, são para 16 anos, entre 2018 e 2034, divididos em três grandes setores: organização, construção e turismo.

De acordo com CDES, este estudo mede a atividade económica adicional, em relação a uma possibilidade de não terem sido realizados os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Os Jogos Olímpicos Paris2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto, enquanto os Paralímpicos se realizam de 28 de agosto a 08 de setembro.