Três subidas a Montmatre, o ponto mais alto de Paris, esperam os ciclistas na prova de fundo dos Jogos Olímpicos, revelaram hoje os organizadores, que desenharam um percurso ‘monumental’ na capital francesa.

Com uns ‘proibitivos’ 273 quilómetros na versão masculina, o percurso da prova de fundo de Paris2024 é excessivamente longo, mas a sua dureza resume-se à subida a Montmarte (um quilómetro com 6,5% de pendente média de inclinação), um dos pontos icónicos da capital francesa que o pelotão vai cruzar.

Após saírem do Trocadero, os ciclistas, quer no caso masculino (03 de agosto), quer no feminino (04 agosto) – o percurso das elites femininas será revelado apenas na quarta-feira -, vão passar, inicialmente, “ainda antes da partida real”, por lugares emblemáticos como a Torre Eiffel, o Sena, os Invalides ou o 'Quartier Latin', explicou o Comité Organizador.

De seguida, os corredores rumam a oeste da região parisiense na direção de Versalhes, com o circuito a regressar depois a Paris, ‘visitando’ o Louvre e a sua ‘Pirâmide’, antes de entrarem no último setor, um circuito final de 18,4 quilómetros “musculados”, segundo a organização, devido à subida a Montmartre.

Após terem cumprido duas voltas, os ciclistas sobem à basílica do Sacré Coeur, um dos mais belos e imponentes monumentos parisienses, “antes de mergulharem num final em ‘toboggan’”, até à ponte de Iéna, palco de um sprint final de 230 metros em direção ao Trocadero.

“[O percurso] coloca em cena Paris da mais bela das maneiras”, defendeu a autarca da capital francesa, Anne Hidalgo, em comunicado.

Paris2024 ficará ainda na história dos Jogos Olímpicos, uma vez que, pela primeira vez, homens e mulheres enfrentarão o mesmo número de quilómetros de contrarrelógio, 32,4. Os ciclistas iniciarão o percurso totalmente plano nos Invalides e terminarão na Ponte Alexandre III.

“As provas serão espetaculares […]. Também haverá lugar para a exigência desportiva, nomeadamente com a subida a Montmarte como ‘juiz de paz’, […] e serão abertas ao maior número de pessoas com traçados acessíveis a todos os espetadores para apoiarem os atletas na berma da estrada”, enalteceu o presidente do Comité Organizador, Tony Estanguet.