A Nigéria escreveu hoje história através da sua seleção feminina de basquetebol ao tornar-se na primeira africana a chegar aos quartos de final de um torneio olímpico da modalidade, com uma vitória por 79-70 sobre o Canadá.
Ezinne Kalu, com 21 pontos, foi a grande impulsionadora do feito nigeriano no Grupo B, que se deveu em grande parte a um terceiro quarto quase perfeito, no qual fizeram 23 pontos e sofreram apenas cinco.
A diferença foi a 17 pontos e o Canadá, quinto classificado do ranking mundial, não se aproximou mais do que a nove pontos já perto do final (79-70), que ditou o apuramento inédito da Nigéria.
A Nigéria não conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos Rio2016 e não venceu qualquer jogo em Tóquio2020 (disputados em 2021 devido à covid-19).
Já o Austrália-França do Grupo B do torneio, disputado nos arredores de Lille, estabeleceu, com um total de 27.193 espetadores, um novo recorde de público numa partida de basquetebol feminino disputada na Europa, de acordo com a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).
A partida terminou com uma vitória australiana (79-72), mas o triplo empate com cinco pontos entre ambos e a Nigéria ditou que a anfitriã terminasse como primeira do grupo, para maior alegria do público que encheu o Pierre Mauroy.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Arranque da I Liga 2024/25
Quem se destaca no início do Campeonato Nacional de Futebol? Como estão as equipas a preparar a época? -
Especial Jogos Olímpicos 2024
Todas as notícias e reportagens sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024, acompanhados aos minuto pela equipa do SAPO Desporto -
HenriCartoon
Ironia todos os dias.
Comentários