Uma gigantesca parada naval vai acompanhar a chegada da chama olímpica a França, a 08 de maio, ao largo de Marselha, antes do seu desembarque no cais, ao final do dia, foi hoje anunciado.

“O objetivo é que este evento seja uma celebração, com muita gente na água para acompanhar esta parada. Ainda assim, o objetivo é que se realize em segurança”, disse o contra-almirante Gilles Boidevezi, prefeito marítimo do Mediterrâneo.

Todos os navios interessados em participar nesta ‘receção’, que deverá durar cinco horas, deverão inscrever-se previamente, de forma gratuita, no site do percurso da tocha olímpica até 15 dias antes do evento, com o aforo limitado a 1.024 lugares.

A cerimónia da chama olímpica está agendada para 16 de abril, na antiga Olímpia.

Cerca de 600 pessoas transportarão a tocha olímpica na Grécia, percorrendo mais de 5.000 quilómetros por todo o país, antes de esta chegar ao Estádio Panatenaico, em Atenas, lugar onde se celebraram os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896.

De seguida, a chama olímpica partirá do Pireu rumo a Marselha, a bordo do famoso Belem, uma barcaça francesa de três mastros classificada como monumento histórico que atracará em França em 08 de maio, a mais de dois meses do início dos Jogos Olímpicos.

A navegação ao lado de Marselha será restringida, enquanto outras zonas delimitadas ao longo do litoral incluídas no percurso do Belem acolherão diversas atividades náuticas, como ateliers de kayaks ou canoas.

A chama olímpica para Paris2024, acesa pelo sol na antiga Olímpia, na Grécia, e transportada por um sistema de estafetas, passará então por mais de 400 cidades francesas ao longo de 68 dias, enquanto a chama dos Jogos Paralímpicos será acesa na cidade britânica de Stoke Mandeville e será carregada por 1.000 pessoas.

Pela primeira vez, a tocha olímpica tem uma forma simétrica, e evidencia os valores da igualdade e da paz, dando também destaque à capital francesa e ao rio Sena.

Idealizada pelo designer por Mathieu Lehanneur, a tocha tem as partes superior e inferior mais estreitas e é simétrica, rompendo com a tradição das tochas com a parte superior mais larga.

Com cerca de 70 centímetros de altura, os 1.500 exemplares para a tocha olímpica e 500 para a tocha paralímpica serão de cor champanhe.