A vigilância do Rio Sena vai ser reforçada com equipas dedicadas, foi hoje anunciado pela autarquia de Paris, após uma válvula ter criado problemas com poluição naquele curso de água, afetando eventos teste a caminho de Paris2024.

"Os testes reforçam a necessidade de reforçar a monitorização, controlo e sistemas de alerta, para limitar qualquer risco de descargas inesperadas no Sena com tempo seco", pode ler-se num comunicado da autarquia e da prefeitura da região de Ile-de-France.

A válvula da central de Tolbiac foi danificada por eventos meteorológicos e providenciou descargas, confirmou o relatório do incidente de agosto, em que o rio estava de tal forma poluído que foram cancelados dois eventos de triatlo e outros de natação de águas abertas, em tempo de chuva de verão.

É proibido nadar no Sena desde 1923, mas a autarca da capital francesa, Anne Hidalgo, espera poder permiti-lo de novo a partir de 2025, em três locais distintos, sofrendo duro revés com os eventos teste, que confirmaram ainda que surgiram outros problemas, para lá da válvula e do mau tempo, a afetar a qualidade da água.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris2024 decorrem daqui a menos de um ano.

Em 06 de setembro, o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) mostrou-se "confiante" quanto à realização de eventos naquele rio, apesar da má qualidade, por faltar ainda "quase um ano", e a organização dos Jogos garantiu que a água melhorará até ao próximo ano, contando com "a infraestrutura adicional para gerir melhor as chuvas e as águas residuais entrar em funcionamento".

Essas obras públicas incluem um gigantesco reservatório subterrâneo em Paris, que armazenará o excesso de água durante as tempestades, para que não precise ser derramado, sem tratamento, no rio, e possa ser tratado posteriormente.

O rio Sena, que será o epicentro da cerimónia de abertura dois Jogos Paris2024, deverá receber competições de natação em águas abertas, e as provas de natação das modalidades de triatlo e paratriatlo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.