O selecionador de canoagem, Ryszard Hoppe, acredita na conquista de "três ou quatro medalhas" nos Mundiais de Moscovo, de quinta-feira a domingo, e prevê que os 10 atletas da equipa nacional vão apurar-se em 2015 para o Rio2016.
"Oitenta por cento das melhores tripulações do Mundo estão na Europa e nos Europeus ganhámos seis medalhas. Agora temos hipóteses para três ou quatro. Nos Europeus os atletas mostraram estar todos no ‘top 5/6’ de tripulações do Mundo nas suas distâncias", justifica.
Em declarações à Lusa, o técnico de origem polaca atribui o principal favoritismo ao pódio ao K4 tripulado por Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes, a Fernando Pimenta no K1 e ao K2 composto por Emanuel Silva e João Ribeiro, todos nos 1.000 metros, bem como a Teresa Portela em K1 200 e 500, nos quais a adversária da Nova Zelândia será a principal rival a "complicar as contas".
"Para o Hélder Silva (C1 200) é mais difícil, pois agora vai encontrar mais atletas fortes, nomeadamente do Brasil e Japão", sublinhou o treinador, referindo-se ao atleta que alcançou a medalha de bronze dos Europeus, a primeira da história portuguesa em absolutos desta especialidade na pista.
Ryszard Hoppe recorda ainda que "esta é a prova mais importante do ano" e após a qual Portugal vai "decidir com que tripulações vai apresentar-se no apuramento olímpico no próximo ano".
É nessa situação que está o K4 500 feminino: Beatriz Gomes, Joana Vasconcelos e Helena Rodrigues estão em vantagem, enquanto Francisca Laia e Maria Cabrita, que substitui agora a colega que competiu nos Europeus, discutem o lugar deixado vago por Teresa Portela, agora dedicada em exclusivo ao K1.
"Beatriz e Helena não competiram o ano passado (gravidez) e, com a troca da Francisca pela Maria, o objetivo principal é a final do Mundial, o que já seria muito bom. Estamos a fazer algumas experiências. Para o ano, vemos com que equipa tentamos o apuramento", completou.
Seja como for, o selecionador confia "a 99 por cento" que Portugal vai levar o pleno dos 10 atletas destes Mundiais ao Rio2016.
Comentários