Um “triplo” de Vitaliy Fridzon, a quatro segundos do final, valeu hoje à Rússia um triunfo sobre o Brasil por 75-74, em encontro da terceira jornada do Grupo B do torneio masculino de basquetebol dos Jogos Olímpicos Londres2012.
Num embate entre duas equipas que somavam por triunfos os dois jogos disputados, Fridzon, que ainda não lançara qualquer “tiro” de longa distância, decidiu o encontro, já que, sobre a “buzina”, Leandro Barbosa (16 pontos) não conseguiu responder.
Andrei Kirilenko, com 19 pontos, voltou a ser o melhor marcador dos russos, que contaram ainda com as preciosas colaborações de Timofey Mozgov (18 pontos e sete ressaltos) e Alexey Shved (17 pontos e seis assistências).
Os russos, que na próxima ronda defrontam a Espanha, podem garantir já hoje um lugar nos quartos de final, o que acontecerá se os vice-campeões em título vencerem a anfitriã Grã-Bretanha, num embate marcado para as 20:00.
No outro encontro do agrupamento, a Austrália somou o primeiro triunfo, ao bater a China, agora com três desaires, por 81-61, com 20 pontos de Patrick Mills, 17 de David Anderson e 13, sete assistências e sete ressaltos de Joe Ingles.
Em relação ao Grupo A, a França, liderada por Tony Parker, deu um passo decisivo rumo aos quartos de final, ao vencer a Lituânia por 82-74, na abertura da ronda.
O base dos San Antonio Spurs terminou o encontro com 27 pontos, cinco ressaltos e duas assistências, sendo bem secundado por Nicolas Batum (21 pontos e seis ressaltos) e Boris Diaw (10 pontos, oito assistências e seis ressaltos).
Na formação lituana, que liderava ao intervalo por 43-39, os melhores foram Martynas Pocius, com 18 pontos, e Linas Kleiza, com 17.
Por seu lado, a Argentina somou o segundo triunfo, ao bater tranquilamente a Tunísia por 92-69, com 24 pontos de Manu Ginobili, 21 de Carlos Delfino e 20 pontos, 10 ressaltos e cinco assistência de Luis Scola.
Ainda hoje, no fecho da ronda três do agrupamento, a partir das 22:15, os Estados Unidos medem forças com a Nigéria.