A nadadora portuguesa Vânia Neves ainda pode estar nos Jogos Olímpicos Rio2016, caso seja repescada para a prova da maratona (10 quilómetros) em águas abertas pela Federação Internacional de Natação (FINA).
Segundo fontes da Federação Internacional (FINA), a nadadora neozelandesa Charlotte Webby, que garantiu a vaga continental pela Oceânia, não reúne os requisitos mínimos estabelecidos pela sua federação para a qualificação olímpica, uma vez que foi 31.ª classificada na competição de águias abertas realizada no sábado em Setúbal.
"Estamos à espera que a Federação Internacional divulgue, em definitivo, a 'start list' da prova de águas abertas dos Jogos do Rio de Janeiro. Vamos falar com o Comité Olímpico de Portugal e só na próxima semana é que deveremos ter uma informação mais concreta. Até lá, resta-nos esperar e ter esperança", disse hoje à agência Lusa António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação.
Vânia Neves, que foi 16.ª classificada na prova de qualificação olímpica disputada em Setúbal e que ficou a somente um lugar de assegurar a vaga europeia, ainda pode continuar a sonhar com a presença no Rio de Janeiro, apesar de estar dependente de terceiros e de uma decisão das instâncias internacionais.
Fonte da FINA acrescentou que esta situação não está contemplada nos atuais regulamentos do organismo, pelo que deverá prevalecer o aspeto desportivo. Neste contexto, a nadadora do Clube Fluvial Portuense, que foi 16ª classificada, é a primeira da 'grelha' de repescagem.
Comentários