Vicente Moura reconheceu hoje que é possível ter um maior número de atletas qualificados para os Jogos Olímpicos de Londres'2012, mas serão menos atletas «de topo».
Com 59 atletas já apurados para as próximas Olimpíadas, Vicente Moura prevê que venham a se qualificar entre 75 a 80 atletas até ao início da competição, número aproximado dos 77 de Pequim2008.
«Há quatro anos tínhamos sensivelmente o mesmo número de atletas, mas tínhamos 11 campeões da Europa ou do Mundo. Agora, temos apenas um campeão da Europa (João Pina), isso significa que temos mais atletas, mas menos atletas de topo. Dá-nos otimismo, mas também moderação», disse o presidente do COP, que falava durante a assinatura de um contrato de patrocínio com o Millennium BCP. O contrato de patrocínio vai vigorar até ao final do ano e permite assim angariar verbas alternativas às do Estado, que, cada vez mais, tem dificuldade em financiar o desporto.
Questionado sobre a decisão de não se recandidatar, Vicente Moura foi claro na sua vontade: «Tudo na vida tem um princípio, um meio e um fim e em termos olímpicos estou no fim».
Porém, Vicente Moura garantiu que vai ficar no cargo até março de 2013, presidindo à sua substituição, e complementou que já estão e ainda vão aparecer muitos candidatos à presidência. «Eu não vou votar e quem votar é que tem de fazer essa escolha. Não tenho favoritos», rematou.
Comentários