Marco Meneses foi, esta terça-feira 6.º classificado na final dos 200 metros estilos mistos SM11 de natação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, logrando um novo recorde nacional.

O vencedor da prova foi o neerlandês Rogier Dorsman, com o registo de 2m18s36. Menezes terminou com a marca de 2m37s84 - retirando quase quatro segundos ao recorde nacional (2.41,02), que já lhe pertencia - mas ficou ainda assim a cerca de 13 segundos do pódio, com o checo David Kratochvil a terminar no terceiro lugar, atrás do ucraniano Danylo Chufarov, 2.º classificado.

Marco Meneses fechou assim a sua participação nos Jogos Paralímpicos Paris2024, depois de ter sido quinto classificado nas finais dos 100 metros costas e 400 livres.

Ao todo, e contando com os três atletas medalhados (ouro de Miguel Monteiro no lançamento do peso F40 e de Cristina Gonçalves na prova individual de boccia BC2, bronze de Diogo Cancela nos 200m estilos SM8 de natação) este foi o 12.º diploma conquistado por atletas lusos nestes Jogos Paralímpicos de 2024.

“A prova hoje correu bem, não é a minha prova principal, mas consegui o recorde nacional, foi bom”, disse Marco Meneses, após a final, disputada na lotada Arena Paris La Defense.

Marco Meneses, nadador do clube O Crasto, fez um balanço positivo da sua participação nos seus segundos Jogos Paralímpicos, nos quais disputou quatro provas, marcando presença em três finais, e conseguindo dois recordes nacionais.

“Faço um balanço positivo da minha participação nos Jogos, correu bem, tirando o resultado na prova dos 100 metros costas, na qual fui quinto, mas queria ter conseguido um resultado melhor”, disse.