Milhares de pessoas saudaram hoje nas ruas de Londres cerca de 800 atletas britânicos que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres2012, antes de chegarem junto ao Palácio de Buckingham.

O campeão dos 5.000 e 10.000 metros, Mo Farah, e a medalha de ouro do heptatlo, Jessica Ennis, viajaram nos veículos dianteiros, sem cobertura, acenando às pessoas, que gritam, aplaudem e agitam bandeiras nacionais.

O desfile, que partiu às 13h30 de Mansion House, na City, o bairro financeiro de Londres, pretende celebrar os feitos das equipas que competiram, cujo número de medalhas, 65 nos Olímpicos e 120 nos Paralímpicos, colocou a Grã-Bretanha no terceiro lugar da tabela.

Mas os atletas, muitos dos quais envergando as medalhas ao peito, fizeram questão de dizer que este cortejo, que também aconteceu após Pequim2008, serve também para agradecer o apoio popular durante os Jogos.

«Eles fizeram a atmosfera, eles apoiaram os atletas, não só nos recintos mas nas ruas, nos bares e em locais públicos, foi incrível», sublinhou o campeão do ciclismo de pista Chris Hoy.

Após passar a Praça de Trafalgar e o Arco do Almirantado, o desfile entrou no Mall, rua cujo acesso é hoje restrito a voluntários, familiares ou soldados com bilhetes, cujo envolvimento é assim também reconhecido.

As celebrações, organizadas pelos Comité Olímpico e Paralímpico britânicos e pela Câmara de Londres, culminaram junto à residência oficial da rainha Isabel II pelas 16h00.

A princesa Ana, presidente do Comité Olímpico Britânico, Boris Johnson, Mayor de Londres, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, discursaram, tendo o último enfatizado o legado desportivo deixado pelos atletas.

«Vocês prometeram inspirar uma geração e foi isso que fizeram. As crianças olham agora para o desporto e a deficiência de forma diferente», afirmou.

A equipa Grã-Bretanha que participou nos Jogos Olímpicos, que decorreram entre 27 de julho e 12 de agosto, era formada por 542 atletas e a dos Jogos Paralímpicos, que abriram a 29 de agosto e terminaram a 09 de setembro, de 288 atletas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.