O atleta Miguel Monteiro, medalha de bronze em Tóquio2020, entra hoje em ação nos Jogos Paris2024, disputando a final do lançamento do peso F40, num dia em Cristina Gonçalves vai lutar pelas medalhas no torneio de boccia BC2.

O quinto dia dos Jogos Paris2024 iria também marcar a estreia de Portugal em competições paralímpicas de triatlo, com Filipe Marques a entrar em prova a partir das 12:20 (11:20 em Lisboa), na Ponte Alexandre III, para cumprir os 20 quilómetros de bicicleta, cinco quilómetros de corrida e 750 metros de natação, nas águas do Sena.

Mas todas as provas de triatlo marcadas para hoje foram adiadas para segunda-feira, “como medida de precaução” devido a dúvidas sobre a qualidade da água do rio Sena, anunciou esta madrugada a organização.

As 11 provas de triatlo devem acontecer na segunda-feira, depois de a chuva ter regressado à capital francesa há dois dias.

Hoje, no Stade de France, além de Miguel Monteiro, que compete a partir das 11:42 (10:42 de Lisboa), entrará em prova o estreante Mamudo Baldé, que tentará ao final da manhã qualificar-se para a final dos 400 metros T54, classe para atletas em cadeira de rodas, agendada para a tarde.

No torneio individual de boccia BC2, Cristina Gonçalves defronta às 11:55 (10:55 em Lisboa) a indonésia Gischa Zayana e, em caso de vitória nesse jogo, assegura presença no jogo para atribuição das medalhas de ouro e prata.

Caso seja derrotada, Cristina Gonçalves, que soma em Paris a sua sexta participação em Jogos Paralímpicos, irá disputar o jogo para atribuição da medalha de bronze.

Na piscina da Arena La Defense, Diogo Cancela estreia-se nos Jogos Paris2024, nadando as eliminatórias dos 200 metros estilos SM8, distância na qual tem medalhas de campeonatos europeus e mundiais.

Marco Meneses, que já disputou duas provas em Paris2024, volta à piscina para a prova dos 100 metros costas S11, na qual também é medalhado em competições continentais e mundiais.

Caso se qualifiquem, Diogo Cancela e Marco Meneses disputam as finais ao final da tarde.

No Centro de tiro de Chateauroux, Margarida Lapa, estreante em competições paralímpicos, disputa durante a manhã a qualificação para a final, agendada para a tarde, de prova R5 10 metros Carabina SH2.