A 10 meses do início dos Jogos Paralímpicos Rio2016 integram o projeto de preparação 37 atletas portugueses de seis modalidades, entre as quais o tiro, em que Portugal fará a sua estreia na competição.
O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) divulgou hoje, em Lisboa, alguns dados sobre a preparação dos atletas lusos nos Jogos, nos quais Portugal vai estar representado pela 11.ª vez e tem um total de 88 medalhas conquistadas em seis modalidades.
No boccia, modalidade na qual Portugal soma 24 medalhas paralímpicas, está garantida a presença de oito atletas lusos, uma vez que a qualificação já fechou.
Atualmente, e além do boccia, o programa de preparação paralímpica integras 23 representantes no atletismo, cinco na natação, dois no tiro e um no ciclismo.
Pela primeira vez, Portugal estará representado no tiro e poderá, segundo António Carneiro, diretor do CPP, “ter também um representante no hipismo”.
O responsável da entidade que gere a preparação paralímpica prefere não falar na conquista de medalhas, limitando-se a afirmar que “a competição é cerrada e há muitos países a lutar por um lugar no pódio”.
No primeiro semestre de 2016 vão ainda decorrer várias competições que permitirão obter mínimos para os Jogos Paralímpicos, entre as quais campeonatos europeus de atletismo e de natação, este último a realizar na Madeira, no início de maio.
O presidente do CPP, Humberto Santos, referiu que a preparação paralímpica foi contratualizada a quatro anos com o Governo, pelo que a mudança de executivo não terá qualquer impacto em termos financeiros.
Na última edição dos Jogos Paralímpicos, em Londres, Portugal esteve representado por 30 atletas, em cinco modalidades e obteve a participação menos medalhada de sempre, com três subidas ao pódio e 16 diplomas.
Os Jogos Paralímpicos Rio2016 vão juntar cerca de 4.500 atletas, de 160 países, que vão competir em 21 modalidades.
O contrato-programa de preparação para os Jogos Rio2016, celebrado entre o CPP e o Governo tem um valor global de 3,8 milhões de euros, verba que supera em cerca de 1,5 milhões de euros o de Londres2012.
Comentários