O velocista Christian Coleman interrompeu hoje um ‘jejum’ de cinco anos sem títulos mundiais pelos Estados Unidos, ao vencer a final dos 60 metros, no primeiro dia dos Mundiais de pista coberta, em Glasgow.
Recordista mundial da mais curta distância ‘indoor’, com a marca de 6,34 segundos, fixada em 18 de fevereiro de 2018, o atleta de 27 anos concluiu a final em 6,41 segundos, tendo batido por três centésimos o compatriota Noah Lyles, atual campeão mundial dos 100 metros, medalha de prata, e por cinco o jamaicano Ackeem Blake, bronze.
Mais ‘explosivo’ do que Noah Lyles no momento da partida, Coleman quebrou o hiato de medalhas de ouro em campeonatos do mundo que perdurava desde os Mundiais ao ar livre de Doha, no Qatar, em que venceu a final dos 100 metros.
Posteriormente suspenso por 18 meses, devido a violações nas obrigações relativas ao controlo antidopagem, o norte-americano, de 27 anos, sagrou-se pela segunda vez campeão mundial ‘indoor’, repetindo um feito alcançado em 2018, na cidade inglesa de Birmingham.
O primeiro dia do evento incluiu ainda as finais do lançamento do peso, com o norte-americano Ryan Crouser, recordista mundial, a confirmar o favoritismo na competição masculina, com um lançamento de 22,77 metros que lhe valeu a medalha de ouro, e a canadiana Sarah Mitton a vencer a prova feminina, com um arremesso de 20,22 metros, três centímetros a mais face à alemã Yemisi Ogunleye, prata.
Já a australiana Nicola Olyslagers conquistou o seu primeiro título internacional, no salto em altura, ao elevar-se acima dos 1,97 metros na última tentativa, fasquia que a ucraniana Yaroslava Mahuchikh, até agora campeã mundial, foi incapaz de ultrapassar, enquanto a belga Noor Vidts foi medalha de ouro no pentatlo.
Recordista mundial dos 400 metros, com a marca de 49,24 segundos, Femke Bol foi a atleta mais rápida nas meias-finais da competição feminina, ao cumprir duas voltas à pista curta em 50,66 segundos, enquanto o norueguês Karsten Warholm, campeão olímpico e do mundo dos 400 barreiras, fez o segundo melhor tempo na prova masculina, abaixo do belga Alexander Doom (45,69) e logo acima do português João Coelho (45,98).
A 19.ª edição dos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista coberta prossegue até domingo, estando marcadas, para sábado, as finais dos 400 metros, dos 3.000 metros e dos 60 metros barreiras, bem como do salto em comprimento e do triplo salto masculinos e do salto com vara feminino.
Comentários