A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje por 24-22 com a Áustria, em Leiria, e adiou para a última jornada do Grupo 1, a realizar domingo, a decisão da qualificação para o Mundial2018.

No encontro que colocou frente a frente as duas seleções vencedoras na primeira ronda, Portugal ainda reduziu de uma desvantagem de quatro golos ao intervalo (15-11), mas foi impotente para travar o conjunto austríaco.

Beatriz Sousa, com 10 golos, foi a jogadora mais inconformada na seleção portuguesa e em evidência no encontro, seguida à distância pela austríaca Nina Neidhart, com sete.

No outro encontro da ronda, a Espanha, que perdeu com Portugal na sexta-feira (28-25), venceu a Bulgária, por 34-13. Na primeira ronda, a Áustria também derrotou as búlgaras, por 26-14.

Com duas vagas em disputa no grupo, a derradeira jornada irá ser decisiva na classificação, liderada pela invicta Áustria, com quatro pontos, seguida por Espanha e Portugal, com dois, e Bulgária, com zero.

Na derradeira jornada, a disputar no Centro Desportivo da Juve Lis, em Leiria, a Espanha defronta a Áustria, pelas 14:30, e o último jogo do agrupamento vai opor Portugal à Bulgária, pelas 16:45.

A fase europeia de qualificação para o Mundial2018, a decorrer de 01 a 15 de julho, na Hungria, engloba 26 seleções para 13 vagas. Os grupos 1 (de Portugal) e 2 apuram os dois primeiros classificados e os restantes, do 3 ao 7, apenas o primeiro.

França, Rússia e Dinamarca – primeiras classificadas do ‘ranking’ mundial – e a anfitriã Hungria são as seleções já apuradas.