O vigésimo quinto campeonato do mundo em andebol sénior masculino é aberto esta noite em França, com a seleção nacional de Angola em busca da melhoria da 21ª posição alcançada na sua última presença, em 2007, na Alemanha.

Numa competição a ser disputada por vinte e quatro seleções, divididas em quatro grupos, de seis cada, com Angola no B sediado em Metz, a equipa nacional entra em campo quinta-feira diante da Eslovénia, mas o continente africano conta ainda com a participação da Tunísia e do Egipto, este último campeão continental.

As cidades de Paris, Metz, Lille, Nantes, Albertville, Montepellier, Brest e Rouen vão acolher a competição, cujo jogo de abertura é entre a anfitriã, França, e o Brasil.

Os angolanos que competem pela terceira vez num mundial participam na prova de França mercê da medalha de bronze conquistada no campeonato africano do Cairo, em 2016. No seu primeiro desafio, quinta-feira (dia 12), às 14 horas de Angola (menos uma em França), o favoritismo recai para os eslovenos.

Além dos anfitriões, detentores do título, as outras formações candidatas ao troféu são a Alemanha, Espanha, Suécia e Dinamarca.

Grupo A: Brasil, França, Japão, Polónia, Noruega e Rússia

Grupo B: Angola, Eslovénia, Espanha, Islândia, Macedónia e Tunísia

Grupo C: Alemanha, Arábia Saudita, Hungria, Croácia, Chile e Bielorrúsia

Grupo D: Suécia, Egito, Dinamarca, Qatar, Bahrein e Argentina.