A seleção eslovena de andebol de sub-20 sagrou-se hoje campeã europeia, em casa, ao vencer por um golo a França, por 31-30, na final disputada em Celje, sucedendo à Espanha com a conquista do seu primeiro título.

A anfitriã Eslovénia, que nas meias-finais afastou a seleção portuguesa, por 27-25, perdia ao intervalo por 16-15, mas inverteu o sentido do marcador na segunda parte, com a colaboração de Grega Ocvirk, melhor marcador do jogo, com 11 golos.

No encontro para a atribuição da medalha de bronze, Portugal perdeu com a Alemanha, por 29-26, numa partida em que entrou mal, a acusar algum cansaço, e que ao intervalo perdia por 14-11.

Diogo Silva, com seis golos, e Luís Frade e Gonçalo Vieira, ambos com cinco, foram os principais marcadores da seleção portuguesa, que, apesar de ter falhado o pódio, garantiu o apuramento para a fase final do Mundial2019 de sub-21, em Espanha.

Em termos individuais, a seleção portuguesa esteve também em evidência com o lateral direito Diogo Silva a ser eleito o jogador mais valioso do Campeonato da Europa de sub-20 e Luís Frade o melhor pivot.