Portugal venceu, esta sexta-feira, a Eslovénia, por 30-33 na segunda ronda do Grupo II da fase principal do Euro'2024 de andebol. Os heróis do mar, seguem com quatro pontos, e continuam a sonhar com a hipótese de melhorar o sexto lugar do Europeu de 2020.

A tarefa não se avizinhava fácil e até foi a seleção eslovena a inaugurar o marcador da partida. Num jogo que começou equilibrado, os heróis do mar conseguiram distanciar-se no marcador muito graças à grande atuação de Gustavo Capdeville. Aos 15 minutos do encontro, o guardião português já tinha cinco defesas, sendo duas delas, dois livres de sete metros.

Ao minuto 16', Kiko Costa apontou o golo que dava uma vantagem de quatro golos para a seleção das quintas (6-10). Contudo, Portugal tornou-se um bocado perdulário no ataque na entrada dos últimos dez minutos e os eslovenos conseguiram chegar ao 12-12. Sendo que, aos 24 minutos, a Eslovénia passava para a liderança do encontro (14-13).

Mas tudo voltou a mudar no último minuto da primeira parte, Portugal marcou dois golos consecutivos e recolheu aos balneários à frente do marcador por 17-18. Para além de Gustava Capdeville, também Martim Costa teve em evidência na primeira metade do encontro ao apontar sete golos.

A segunda parte continuou a ser pautada pelo equilíbrio das duas equipas e, já com Diogo Rêma na baliza, o guardião luso impediu que a Eslovénia passasse para a frente do marcador e na sequência da jogada, Francisco Costa fez o 20-21 para Portugal.

Se na primeira parte Capdeville esteve em evidência, Diogo Rêma não quis ficar atrás e aos 41 minutos impediu o 24-25 da Eslovénia com uma grande defesa.

Martim Costa apontou o décimo-primeiro golo da partida, aos 45 minutos, e deixou Portugal com uma vantagem de cinco golos no encontro (23-28).

Após um período em que os eslovenos conseguiram diminuir a vantagem lusa, à entrada dos cinco minutos finais, Rui Silva fez o 28-31 e no contra-ataque dos eslovenos, Diogo Rêma defendeu a vantagem de três golos.

O guarda-redes português defendeu o último lance da partida e fechou assim a vitória portuguesa em 30-33. Martim Costa foi o homem do jogo depois de ter apontado onze golos.

Com esta vitória, os heróis do mar disputam, no domingo, com a Suécia, às 17h, a hipótese de alcançar as meias finais do Europeu de andebol. A equipa portuguesa continua assim bem posicionado para tentar conquistar uma vaga no torneio pré olímpico.