A seleção portuguesa de andebol de praia foi hoje responsável pela estreia da participação lusa nos III Jogos Europeus da Polónia com uma derrota, por 2-0, frente à campeã da Europa Hungria, em Tarnów.

A 85 quilómetros de Cracóvia, o centro nevrálgico do evento, o combinado luso cedeu no primeiro set por 26-16 e no segundo, bem mais equilibrado, por 18-16, terminando o encontro com um ataque que poderia ter dado o empate no parcial, não fosse a defesa do guarda-redes.

Tiago Costa, com 16 pontos, foi, destacadamente, o melhor concretizador português, seguido de Paulo Rafael, com seis, frente aos magiares que tiveram em Kun Atilla o seu elemento mais forte, igualmente com 16 pontos.

No outro desafio do Grupo A, a Croácia, campeã do Mundo, venceu a Alemanha, ‘vice’ europeia, por 2-0, pelos parciais de 27-24 e 24-16.

Portugal defronta a Croácia ainda hoje, às 16:00 (horas de Lisboa), fechando a fase de grupos quarta-feira frente à Alemanha.

As quatro equipas de cada grupo avançam para os quartos de final, sendo que o primeiro do A emparelha com o quarto do B, o segundo com o terceiro, o terceiro com o segundo e o quarto com o primeiro, definindo-se, assim, as meias-finais.

Na outra ‘poule’ competem Espanha, Noruega, Dinamarca e Polónia.

A seleção portuguesa feminina também se estreia hoje nestes Jogos Europeus, defrontando os Países Baixos às 12:00 no Grupo B e a Alemanha às 19:00.

O andebol de praia é a única competição a principiar hoje, nuns Jogos Europeus em que a cerimónia de abertura se realiza somente na quarta-feira, dia do começo da canoagem, natação artística e padel.