Portugal sagrou-se em 2022, em Leiria, já perto do final do ano, campeão da Europa e do Mundo de andebol em cadeira de rodas. Curiosamente, a conquista desse título aconteceu num dia em que toda a gente estava de olhos postos no Qatar e na abertura do Mundial de Futebol.

Especial Revista do Ano 2022: recorde os assuntos que marcaram o ano desportivo. Os temas mais destacados, as notícias mais lidas, os insólitos e os vídeos mais vistos no SAPO Desporto em 2022.

Também por isso - e por se tratar de uma modalidade pouco conhecida, ainda que em clara expansão - terá sido uma conquista que terá passado despercebida a muitos. Mas não ao SAPO Desporto.

Dias depois, tivemos oportunidade de falar com o selecionador nacional, Danilo Ferreira, e com o melhor marcador da prova, Ricardo Queirós, que nos explicaram como foi vivido esse sucesso, a importância do mesmo e o que tiveram de lutar e superar para lá chegar.

Tratou-se de um feito notável, que mostrou uma vez mais que com dedicação os portugueses têm uma capacidade única para estar na linha da frente de tudo aquilo em que se envolvem.

Ao mesmo tempo, demos a conhecer o sonho comum, partilhado por todos aqueles que amam e estão envolvidos nesta modalidade para muitos ainda desconhecida: levar o andebol em cadeira de rodas aos Jogos Paralímpicos e depois, aí, colocar Portugal no lugar mais alto do pódio, trazendo o ouro para o nosso país.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.