A Federação Internacional de Andebol (IHF) vai criar este ano a Comissão de Atletas, com o objetivo de reforçar a relação entre a instituição e os jogadores, tendo para isso escolhido já 17 candidatos em ambos sexos, entre as quais a angolana Marcelina Kiala.
De acordo com o órgão reitor da modalidade no mundo, que publicou esta quarta-feira a lista definitiva dos concorrentes à comissão, cada candidato foi indicado pela sua respetiva federação nacional e o processo eleitoral decorrerá de 8 a 10 deste mês.
O presidente da IHF, o egípcio Moustafa Hassan, disse quarta-feira, à imprensa, que a Federação Internacional da modalidade está impressionada com o número e a experiência de todos candidatos, bem como pelo facto dos indicados serem dignos representantes do andebol mundial.
Segundo o responsável, os próximos membros desta nova comissão são muito importantes para a Federação Internacional de Andebol, tendo por isso desejado aos eleitores que façam “uma boa escolha para os seus representantes”.
Quanto à forma de votação e os requisitos para se ser eleitor, a IHF esclarece que só serão admitidos os jogadores de ambos os sexos que disputaram os mundiais de Espanha (masculinos) este ano e agora na Sérvia (femininos).
«Todos os jogadores do sexo masculino e feminino, que participaram ou vão participar nos respectivos Campeonatos Mundiais de 2013 em Espanha (homens) e Sérvia (mulheres) são elegíveis para votar nos candidatos. O processo de votação começa domingo (8 de Dezembro, 00h00) e termina dia 10 de Dezembro (23h59)», refere o regulamento a que Angop teve acesso junto do comité organizador.
Acrescenta igualmente que a votação será realizada on-line e todas federações nacionais, que participaram em 2013 do Campeonato do Mundo sénior masculino receberão códigos de acesso para os seus jogadores votarem e também as andebolistas que disputarão a prova na Sérvia serão dados os mecanismos de voto no local da prova.
«Cada jogador/a tem até cinco votos (cinco nomes a escolher entre os 17 os candidatos)», sublinha, lembrando que a criação deste órgão foi decidida pelo Conselho da IHF e confirmada no Congresso de Doha, onde Angola esteve representada pelo presidente da Federação Angolana de Andebol, Pedro Godinho, e pela vice-presidente, Elsa Major.
A Comissão de Atletas será eleita por jogadores e vai representar os andebolistas do mundo em todas as grandes decisões da instituição, pelo que terá cinco membros, com pelo menos dois de cada género.
«O ou a presidente desta nova Comissão será membro de pleno direito do Conselho da IHF, ou seja, a Comissão de Atletas da IHF deverá estabelecer uma ligação entre os atletas e a Federação Internacional de Andebol», conclui o estatuto do organismo.
Eis a lista dos 17 candidatos:
Comentários