Portugal venceu esta sexta-feira a seleção de Cabo Verde por 35-23, em jogo da segunda ronda do 'Main-Round' do Campeonato do Mundo de Andebol. Com este triunfo a equipa das quinas soma cinco pontos e sobe, ainda que provisoriamente, ao segundo lugar do grupo 2 do 'Main Round' da prova.

Depois do inesperado empate diante do Brasil na primeira jornada, Portugal entrou para a partida diante de Cabo Verde com a obrigação de vencer para manter intactas as ambições de qualificação para os quartos-de-final do Campeonato do Mundo.

Tal pressão condicionou de certa forma a equipa portuguesa na primeira parte, perante uma seleção cabo-verdiana a jogar olhos nos olhos, chegando mesmo a liderar a partida nos minutos iniciais. Durante os primeiros 30 minutos a vantagem maior de Portugal cifrou-se apenas nos três golos. Portugal esteve mesmo prestes a chegar ao intervalo com apenas um golo de vantagem mas um rápido contra-golo de Luís Frade em cima do apito final, deixou o marcador em 12-14 no final da primeira parte.

Na segunda parte a história foi bastante diferente com os comandados de Paulo Pereira a entrarem mais concentrados e agressivos, especialmente no setor defensivo. Beneficiando das exclusões e falhas técnicas dos cabo-verdianos, Portugal foi gradualmente construindo e cimentando a sua vantagem que, a meio da segunda parte, estava nos nove golos.

A situação de Cabo Verde piorou com a terceira expulsão de Paulo Moreno, o que levou à consequente expulsão. Até final Portugal limitou-se a controlar a partida a seu belo prazer, sem nunca forçar muito o ritmo, perante uma equipa de Cabo Verde que nunca virou a cara à luta.

António Areia voltou a ser o melhor marcador da partida com 9 golos em 10 remates, enquanto que na equipa africana o destaque foi Délcio Pina com seis tentos apontados.

Com esta vitória Portugal soma cinco pontos no grupo 2 da 'Main Round'. A equipa portuguesa fica agora à espera para ver o que fazem Brasil, Islândia e Hungria para saber qual a posição na tabela à entrada para a última ronda. Os islandeses têm quatro pontos, seguidos de Brasil com três e Hungria com dois.

Nessa última jornada a seleção nacional vai defrontar a anfitriã Suécia, no próximo domingo, às 19:30h.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.