Portugal ficou na segunda posição no direito a organizar o grupo 4 da qualificação europeia para o Mundial de andebol de 2019, atrás do Kosovo, determinou hoje o sorteio realizado em Viena, na Áustria.

A seleção portuguesa integra o grupo 4, juntamente com a Polónia, Chipre e Kosovo, que tem a primazia da organização. Se o Kosovo recusar, o direito de organizar o grupo passa para Portugal, depois para a Polónia e, por fim, para Chipre.

O grupo de Portugal é um dos três que vai decorrer sob a forma de torneio concentrado, de 12 a 14 de janeiro de 2018, enquanto os restantes vão disputar a qualificação com as equipas a jogar a duas mãos (casa e fora).

O sorteio ditou ainda que o direito de organização do grupo 2 pertence à Geórgia, seguido da Lituânia, Letónia e Israel. A organização do grupo 3, que integra Roménia, Ucrânia, Itália e Ilhas Faroé, foi entregue aos italianos, por acordo entre todos os participantes.

Os vencedores de cada grupo jogarão o ‘play-off’ de acesso ao Mundial2019, com as restantes equipas apuradas do Europeu2018, nas datas de 08 a 10 de junho e de 12 a 14 de junho de 2018.

A Dinamarca e a Alemanha já se encontram qualificadas para o Mundial2019, a realizar por 24 equipas em janeiro, sendo que são as duas federações organizadoras, assim como França, detentora do troféu.

O continente europeu estará representado por 13 nações no Mundial2019, coorganizado pela Dinamarca e Alemanha. No Europeu2018, na Croácia, será também decidido um dos acessos diretos à fase final.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.