A seleção portuguesa feminina de andebol venceu hoje por 30-23 a de Angola, em Rio Maior, em jogo particular inserido na preparação da qualificação para o Europeu2018, em França.

Depois da derrota tangencial por 23-24 na primeira partida entre ambas as seleções, disputada na quarta-feira, também no Centro de Estágio de Rio Maior, Portugal foi hoje mais forte e venceu a seleção angolana por sete golos (30-23).

A seleção portuguesa entrou melhor no jogo e adiantou-se no marcador logo nos primeiros minutos, vantagem que manteve ao longo de todo o encontro. Ao intervalo, a formação lusa vencia já por 18-14.

“Vencermos por sete golos uma seleção como Angola, uma equipa que está sempre presente nas grandes competições e vence importantes seleções europeias, é um resultado que nos deixa muito contentes", disse o selecionador Ulisses Miguel.

Sobre o segundo encontro com Angola, o selecionador nacional referiu, em declarações ao sítio da Federação de Andebol de Portugal, que, já depois de o sistema defensivo 6x0 ter funcionado bem quarta-feira, hoje o 4x1x1 foi ainda mais eficaz.

“A grande diferença em relação ao jogo de ontem [quarta-feira] foi a nossa eficácia nos remates aos 6 metros em que hoje estivemos a um bom nível e nos permitiu ir sempre alargando a vantagem", explicou o selecionador Ulisses Miguel.

Érica Tavares, com sete golos, foi a melhor marcadora da partida.

A título de balanço, Ulisses Miguel disse que os resultados não eram a principal preocupação neste estágio de Rio Maior, “mas ganhar desta forma contra uma seleção que ainda recentemente venceu a Polónia é um prémio justo para estas atletas e mais um estímulo para o futuro”.

Portugal, com duas derrotas nos dois jogos realizados, está a disputar o grupo 4 de qualificação para o Europeu2018, em França, juntamente com a Roménia, Rússia e Áustria, estando os próximos jogos agendados para março de 2018.