O Sporting colou-se, domingo, novamente ao FC Porto na liderança do campeonato nacional masculino de handebol ao vencer, na Nazaré, o Dom Fuas por claros 21-33 em partida referente à 21.ª e penúltima jornada da primeira fase da prova. Ao intervalo os leões já venciam por 8-16.

Vindos de uma derrota amarga, por um golo, na Hungria frente ao Veszprém, para a Champions League, os atuais campeões nacionais voltaram aos triunfos e lideram a classificação do nacional de andebol com 58 pontos, fruto de 19 vitórias e uma derrota (frente ao Benfica, uma das duas únicas sofridas pelos leões a nível interno nos últimos 18 meses), tantos como os pontos do FC Porto, que na véspera tinha triunfado por 39-26 na casa do Águas Santas.

Os leões recebem, no próximo sábado, a partir das 18h00, no Pavilhão João Rocha, os dragões, na 22.ª e última jornada desta primeira fase, num encontro promete ser escaldante e que definirá quem parte depois na frente para a segunda fase da prova, para a qual seguem os quatro primeiros da tabela, com metade dos pontos somados na primeira fase. Sporting e FC Porto têm ainda um jogo em atraso (os verdes e brancos frente ao Póvoa AC, os azuis e brancos diante do Avanca).

Neste momento, na terceira posição encontra-se o Benfica, com 57 pontos, mas mais um jogo disputado do que os rivais, com o Marítimo no quarto posto, com 49 pontos, mais dois do que o ABC, quinto da tabela.

Antes de se defrontarem, Sporting e FC Porto vão ainda estar em ação nas provas europeias. Os dragões recebem, terça-feira, o poderoso Kiel na 3.ª jornada da Main Round da Liga Europeia de Andebol, enquanto o Sporting recebe, na quarta, o Fredericia HK, da Dinamarca, na penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.