A equipa ucraniana Motor Zaporozhye informou a Federação Europeia de Andebol (EHF) da impossibilidade de disputar os próximos jogos do grupo B da Liga dos Campeões, entre os quais a visita ao FC Porto.

“Isto diz respeito aos jogos do Motor com o Paris Saint-Germain, em 01 de março, em Presov (Eslováquia), o jogo com o Barcelona, em 03 de março, em Presov, e o jogo fora com o FC Porto, em 10 de março”, indica a EHF.

O cancelamento do jogo com os ‘dragões’ foi igualmente anunciado pelo FC Porto, com o clube a informar que o jogo não se realiza face à impossibilidade de a equipa visitante deslocar-se ao Porto, “face à situação vivida na Ucrânia”.

Na mesma nota da Federação Europeia, o organismo informou que também hoje o Nantes, adversário do Benfica no grupo B da Liga Europeia, disse que não aceita receber os russos do Chekhovskiye Medvedi, em jogo previsto para a semana.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 150.000 deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.