A seleção de Cabo Verde de andebol feminina estreou-se, na manhã desta sexta-feira, com uma vitória frente ao Quénia por 29-17 nos I Jogos Africanos de Praia, que se realizam no areal de Santa Maria, na ilha do Sal.

A selecionadora Sofia Osório classifica de “muito importante” a equipa nacional começar bem e motivada nesta primeira entrada, que classifica de “óptima”.

Disse que Cabo Verde entrou “determinada e com garra”, atributos que, de acordo com a selecionadora cabo-verdiana, foram “imprescindíveis” para o triunfo, asseverando que a equipa crioula entrou muito forte a nível defensivo.

Reconheceu que na primeira parte Cabo Verde estava “um bocadinho nervosa”, mas que com o desenrolar do tempo foram ultrapassadas todas as ansiedades.

Cumprido este primeiro objetivo, Sofia Osório avançou que, doravante, Cabo Verde vai preparar-se para enfrentar no sábado a sua congénere da Tunísia, antevendo desde já um jogo “muito difícil”.

Isto porque considerou que as tunisinas já levam uma experiência em jogos mundiais.

Promete, entretanto, ter uma equipa recuperada a 100 por cento para este embate com o combinado do Magrebe, com olhos postos sempre na vitória.

Cabo Verde partilha o seu grupo com as seleções nacionais femininas da Tunísia, Serra Leoa, Argélia e Quénia.

Os I Jogos Africanos de Praia estão projectados como o maior acontecimento desportivo de sempre realizado em Cabo Verde na qualidade de país anfitrião, o arquipélago irá fazer a sua participação em todas as modalidades em competição.

Sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), os Jogos Africanos de Praia Sal 2019 contemplam 11 modalidades ligadas ao mar, atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol Freestyle, karaté kata, kitesurf e natação em águas abertas.

Estima-se que estejam no país cerca de duas mil pessoas ligadas aos jogos, que principiaram esta sexta-feira, entre atletas, dirigentes e respectivas comitivas, bem como jornalistas de vários países.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.