A seleção de Cabo Verde de karaté estreia-se hoje nos III Jogos Africanos da Juventude que decorrem na Argélia, com os atletas Lucas Marques e Denise Veiga a subirem o tatamis.

O combinado nacional de karaté está sob as ordens técnicas do selecionador nacional Victor Marques, com uma comitiva constituída por Lucas Marques, Melliane Moniz, Luís Reis, Denise Veiga e Emelize Soares.

“Com a nossa máxima garra, daremos o nosso máximo até aos últimos segundos para defendermos a nossa bandeira”, afirma Victor Marques, que se mostra confiança numa boa prestação dos seus atletas.

Os III Jogos Africanos da Juventude decorrem de 18 a 28 do corrente e Cabo Verde está representado nas modalidades de andebol (14 atletas), atletismo (cinco), taekwondo (um) e karaté (cinco), num total de 25 atletas, acompanhados por seis treinadores, quatro médicos e fisioterapeutas e dois árbitros de karaté.

Os Jogos Africanos da Juventude são qualificáveis para os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem na Argentina, em algumas modalidades.

Instituídos em 2010, os Jogos Africanos da Juventude acontecem de quatro a quatro anos, tendo a primeira edição sido realizada em Rabat (Marrocos) e a segunda em Gaborone (Botswana).

A participação de Cabo Verde nestes Jogos é suportada pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano.