Os judocas Joana Crisóstomo (-70 kg) e Diogo Brites (-100 kg) conquistaram hoje a medalha de ouro nas respetivas categorias da Taça da Europa Kiyoshi Kobayashi, que decorreu em Vila Nova de Gaia.

Joana Crisóstomo foi a primeira portuguesa a chegar hoje ao ouro, com a judoca da Universidade Lusófona a vencer os quatro combates que realizou, o último dos quais na final diante da também lusa Taís Pina, que terminou com a prata.

Já Diogo Brites precisou apenas de três combates em -100 kg, numa categoria com menor número de inscritos, para conquistar o ouro, depois de vencer o britânico Matthew Sexton, o argentino Ivo Dargoltz e, na final, o neerlandês Lars Vissers.

Com duas medalhas de ouro e uma de prata, a seleção portuguesa ainda conseguiu outra subida ao pódio neste segundo e último dia, com o olímpico Anri Egutidze a conquistar a medalha de bronze em -81 kg.

O judoca do Benfica efetuou quatro combates, vencendo três, o último dos quais para o bronze, diante do irlandês Bearach Gleeson.

Na mesma categoria de peso, Manuel Rodrigues terminou em quinto lugar, a mesma classificação de Diogo Chantre em -90 kg e Fábia Conceição em -78 kg, judocas que estiveram também na luta pelas medalhas.

No sábado, a seleção lusa teve Raquel Brito como vencedora e, -48 kg, Emerson Silva (-60 kg) e Thelmo Gomes (-73 kg) como medalhas de prata e Jimena Esparza com bronze em -52 kg.