Com a polémica no seio da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) ainda bem quente, oito judocas lusos vão entrar, entre esta sexta-feira e domingo, em ação naquela que será a primeira prova do Circuito Mundial após o Campeonato do Mundo de Tashkent, o Grand Slam de Abu Dhabi.

Catarina Costa (-48 kg), Telma Monteiro (-57 kg) e Rochele Nunes (+78 kg) serão cabeças de série nas respetivas categorias, com Bárbara Timo também em prova depois da conquista da medalha de bronze nos -63 kg nos Mundiais. Entre as atletas em prova estará igualmente Catarina Costa, já neste primeiro dia.

Quem não marcará presença é Jorge Fonseca, nos -100 kg, que depois de ter visto fugir o título mundial que havia perdido nos últimos dois anos só deverá voltar a competir no Grand Slam de Baku, antepenúltima etapa do Circuito em 2022, marcado para 4 a 6 de novembro.

Assim, será a participação de Telma Monteiro, que regressa após ter sido submetida a uma artroscopia ao joelho esquerdo, a gerar maior expetativa, até por ser uma das vozes mais críticas face às desavenças entre judocas e direção que se vive na FPJ.

Nas redes sociais, a judoca do Benfica escreveu, quinta-feira: "Amanhã luto no Grand Slam de Abu Dhabi. Quero agradecer a todos a boa energia que me têm enviado. Quando eu luto, luto por mim, por Portugal, pela minha família, amigos e todas as pessoas que me querem bem. Eu luto pelo bem, com o bom no meu coração. Amanhã não vai ser diferente. Por muito que me queriam magoar, desestabilizar, o bem é sempre mais forte"