A prova, que vai decorrer no próximo fim-de-semana, serve de qualificação para os Nacionais da modalidade, com data marcada para os dia 27 e 28 de Abril na cidade de N’dalatando, província do Kwanza Norte.

A província do Uíge vai realizar os Campeonatos Provinciais de Ju-Jitsu Tradicional, nos escalões seniores masculino e feminino, de 7 a 8 de Abril, a partir das 10 horas, no Pavilhão Multiusos do Futebol Clube do Uíge.

Vão participar 22 clubes, sendo 15 do município sede do Uíge, três do Negage, dois do Puri e igual número de Sanza Pombo. Os melhores atletas vão, depois, representar a província nos Nacionais.

A prova acolherá mais de 100 lutadores, que vão competir em equipas e em individual, no sistema de eliminatória directa. Os combates terão a duração de três a cinco minutos, para todas as categorias de peso.

O director-técnico da Associação Provincial dos Desportos de Combate do Uíge, Afonso João Bengue, mais conhecido por Mestre Manequim, refere, em entrevista ao SAPO, que “os preparativos estão a decorrer a bom ritmo”.

“Nós preparámos taças e medalhas para os vencedores, assim como certificados de mérito. Teremos também troféus para os atletas e equipas fair-play”, acrescenta.

Manequim não revela o orçamento do evento, mas avança que a organização está a envidar esforços no sentido de superar a edição anterior, apesar das dificuldades de dinheiro que enfrenta.

Contudo, e no seu entender, o estado da modalidade na província é saudável, pelo facto de os clubes locais apostarem na massificação, competição e formação dos atletas, árbitros e treinadores.

De salientar que os melhores atletas do Provincial de Ju-Jitsu Tradicional serão convocados para as pré-Selecções Nacionais, masculina e feminina, tendo em conta os próximos compromissos africanos e mundiais.

Além disso, vão representar Uíge na quarta edição dos Nacionais, competição que a província do Kwanza Norte vai acolher pela primeira vez.

De referir que entre os 54 estilos de Ju-Jitsu existentes, Angola tem apenas três estilos federados. Trata-se do Ju-Jitsu Tradicional, Jiu-Jitsu Brasileiro e Aiki-Jitsu. Dentro de cada um deles também existe a vertente Duwó, destinada aos combates de demonstração.