Depois de conseguir o pleno de triunfos na primeira fase (Grupo C) em Alghero, em Itália, e de ultrapassar a Suíça, Portugal vai enfrentar no sábado a Bielorrússia, nas 'meias' da prova.
Com a primeira derrota na competição, ao terceiro encontro, o conjunto luso terminou a fase de grupos no segundo posto do Grupo A, com seis pontos, menos três do que as italianas.
Nas meias-finais, no sábado, Portugal, que procura o nono título europeu e primeiro desde 2021, vai defrontar a Bielorrússia, que hoje afastou a Estónia, por 3-0.
O selecionador, Jorge Braz, disse hoje aos jornalistas que o grupo está “no ponto”, em termos “de preparação e de recuperação da viagem” até Tashkent, após os primeiros treinos já em solo uzbeque.
Com saídas previstas para as 07:50, as primeiras formações a sair do ‘tee’ do buraco 1 e do buraco 10 só deram início aos segundos 18 buracos às 11:40, quando o vento começou a soprar e dissipou o nevoeiro.
Depois de ter sido segundo nas eliminatórias, o olímpico Gustavo Ribeiro não conseguiu repetir a prestação hoje e terminou na 17.ª posição – a mesma de Paris2024 –, com 51,11 pontos na sua melhor ‘run’, ficando a um lugar de seguir para as meias-finais.
Tomás Melo Gouveia é o jogador nacional mais bem posicionado, depois de fechar a ronda inaugural com 67 pancadas, quatro abaixo do Par, num grupo de seis jogadores que partilham o sexto lugar da prova portuguesa do Challenge Tour.
De acordo com Madalena Costa, a vitória também se ficou a dever ao facto de acreditar no seu trabalho e no de toda a equipa técnica, destacando ainda a honra em representar o país e todas as pessoas que a apoiam.
A 62.ª edição do Open de Portugal, dotada de 270 mil euros em prémios monetários e que distribui dois mil pontos para a ‘Road to Maiorca’, é liderada pelo escocês Ryan Lumsden, com 65 pancadas.
O selecionador nacional, Vasco Vaz, realçou que o objetivo de “vencer e passar às meias-finais foi cumprido”, considerando que foi, “mais uma vez, um jogo sem qualquer história”.
Entre os 15 portugueses em ação no campo desenhado pelo espanhol Seve Ballesteros, Tomás Gouveia foi o mais feliz na ronda inaugural, ao completar os 18 buracos com 67 pancadas, quatro abaixo do Par.
A Laver Cup começou a disputar-se em 2017 e as primeiras quatro edições foram conquistadas pela Europa, seguindo-se as duas últimas em que imperou o resto do Mundo.
O vencedor da eliminatória entre Portugal e Noruega apura-se para as Qualifiers da Taça Davis, ronda de acesso à fase final da competição, marcada para fevereiro de 2025.
Profissional desde 2005, Del Potro venceu 22 provas do circuito ATP, incluindo também o ATP Masters 1.000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, em 2018.
Mariana Paiva continuará em prova ao lado de Bruno Carvalho no torneio de pares mistos, em que estão já nas meias-finais, e voltará a enfrentar Hoang, que se junta a Timothy Lock na disputa por um lugar na final, na sexta-feira.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.