A Câmara de Viseu partilhou hoje o prémio “Inclusão pelo Desporto”, que lhe foi atribuído pelo Comité Paralímpico de Portugal, com as entidades locais que têm desenvolvido trabalho na área do desporto adaptado e da inclusão ativa.

Em 26 de setembro, a vereadora do Desporto, Cristina Brasete, deslocou-se a Portimão para receber o prémio atribuído ao município. No entanto, por considerar que esta distinção vem reconhecer o trabalho de toda a comunidade na promoção do desporto adaptado e da inclusão ativa, o município decidiu partilhá-lo, oferecendo réplicas a representantes de várias instituições.

“As sociedades só são fortes quando, por um lado, elas próprias fazem as coisas e não estão à espera dos poderes políticos e, por outro lado, quando se conseguem estabelecer as verdadeiras redes de cooperação. E acho que é o que, felizmente, hoje temos em Viseu”, frisou o presidente da Câmara, Almeida Henriques, na cerimónia.

Assim que soube da intenção da autarquia de realizar esta cerimónia, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, ofereceu-se para estar presente.

Isto porque, como explicou, este prémio “não é um objeto que vai ser encaixotado”, porque houve a vontade de o partilhar, num gesto “muito, muito importante”.

O atleta paralímpico Mário Trindade, que é um dos embaixadores de Viseu, e as instituições Invictus, Viseu 2001, Surdisol, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Clube de Orientação, Centro de Deficientes Profundos de Santo Estêvão e Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo receberam a réplica do galardão durante a cerimónia.

Ausentes estiveram as associações MOVER e de Andebol de Viseu, às quais a réplica será entregue posteriormente.

No âmbito do plano de promoção para a atividade física no concelho, o município tem procurado seguir uma estratégia que promova e facilite o envolvimento de todos na prática de atividade.

Paralelamente, tem duas medidas de apoio na área da inclusão ativa e desporto adaptado, quer ao nível das atividades regulares, quer dos eventos pontuais.

Este ano, Viseu acolheu e/ou organizou eventos de Orientação Adaptada, Taça de Portugal de Andebol em Cadeira de Rodas, Torneio de Futsal Adaptado, Prova de Orientação Adaptada, Meeting de Atletismo Integrado, prova de atletismo Corre Comigo, Torneio de Boccia e os segundo Jogos da ANDDI, entre outros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.