O primeiro dia de provas do Festival Olímpico da Juventude Europeia, que hoje arrancou em Gyor, na Hungria, teve dois portugueses a apurarem-se para as finais, numa jornada com mais de uma dezena de atletas lusos em prova.

João Buaró apurou-se para a final de salto com vara, ao ser sexto nas eliminatórias com 4,20 metros, enquanto Mariana Bento chegou à final de salto em comprimento ao ter batido o recorde pessoal durante a eliminatória, com 5,59.

Na pista, a velocista Beatriz Andrade foi 10.ª nos 100 metros, com 12,31 segundos, enquanto Rodrigo Agostinho ficou em 15.º na mesma distância, com 11,46, ambos na segunda corrida do dia, depois de terem superado as eliminatórias.

No ténis, vitórias na primeira ronda para Tiago Torres, que bateu o azeri Safar Rasulov por 6-4 e 7-5, bem como Leonor Oliveira, que eliminou a azeri Ulviyya Suleymanova por 6-2 e 6-1.

Nas piscinas, Rafaela Azevedo foi 16.ª nos 100 metros costas, depois de ter terminado uma das semifinais com 01.05,58 minutos, enquanto Mariana Mendes bateu o recorde pessoal nos 400 metros estilos em natação, numa eliminatória em que registou o terceiro melhor tempo, com 05.03,59 minutos.

Na estafeta 4x100 metros livres, Portugal terminou em 15.º, com Rafael Aires, Tiago Vilhena, Duarte Jorge e Diogo Cardoso a conseguirem terminar a distância em 03.41,54 minutos.

Aires voltou às piscinas de Gyor para os 200 metros livres, onde foi quarto na eliminatória, enquanto Ana Pina terminou em quinto os 400 metros estilos, com 05.03,85 minutos de tempo.

Durante o dia, a comitiva teve ainda a visita do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que marcou presença na cidade húngara para acompanhar os atletas e ficou “muito satisfeito”, segundo o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Ao todo, Portugal faz-se representar no FOJE com 53 atletas de sete modalidades – atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica, judo, natação e ténis.