Está confirmado: a Fórmula 1 regressa a Portimão no próximo mês de maio, anunciou a organização do Mundial esta sexta-feira. O Autódromo Internacional do Algarve receberá a terceira prova do Mundial de 2021.

O Heineken Grande Prémio de Portugal está marcado para entre os dias 30 e 2 de maio e a presença de público não é colocada de parte pela Fórmula 1 que está "a trabalhar de perto com o promotor e o Governo Português em relação à presença de fãs esta época", depois de 27 mil presentes no ano passado.

O Grande Prémio de Portugal vai realizar-se no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, e será transmitido na ELEVEN Sports.

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, mostra-se entusiasmado pelo regresso da prova a Portimão, agradecendo o trabalho do promotor, o Autódromo Internacional do Algarve e do Governo.

"Queremos agradecer ao promotor e ao Governo Português pelo seu trabalho árduo e dedicação que nos trouxe a este ponto. Estamos confiantes e entusiasmados com a época de 2021 (...). Esperamos receber adeptos em Portimão novamente esta época de forma segura e estamos a trabalhar com o promotor nos detalhes desse plano", disse, citado pelo site oficial da F1.

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, realça a importância da realização de grandes eventos em Portugal e agradece à FIA e à Fórmula 1 pela confiança depositada no país.

"Organizar grandes eventos no nosso país é muito importante para a imagem e para a promoção internacional de Portugal como um destino turístico, por isso é com grande interesse que vemos o regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2021. Quero agradecer à FIA e à F1 pela sua confiança em Portugal, no Algarve e no Autódromo Internacional do Algarve para escolherem o nosso país para receber uma prova do calendário de F1, e expresso o nosso total comprometimento para que seja um grande sucesso", afirmou.

A  Federação Internacional do Automóvel (FIA) já deu a conhecer os horários para os treinos, qualificação e corrida do Grande Prémio de Portugal 2021.

Sexta-feira
Treino Livre 1: 11h30-12h30
Treino Livre 2: 15h00 - 16h00

Sábado
Treino Livre 3: 12h00-13h00
Qualificação: 15h00-16h00

Domingo
Corrida: 15h00

No passado dia 11 de fevereiro, a FIA tinha anunciado a intenção de que a Fórmula 1 regressasse a Portimão, mas que a realização estava dependente da assinatura de contrato com o promotor.

Em comunicado após a primeira reunião ‘online' da Comissão de F1, a FIA revelou ter "a intenção de preencher a posição [em branco do calendário, no dia 02 de maio] com uma corrida em Portugal", ressalvando, contudo, que "o acordo final ainda está sujeito ao contrato com o promotor".

Menos de um mês depois, a intenção passou a realidade e o 18.º Grande Prémio de Portugal já tem data marcada.

A Fórmula 1 regressou a Portugal em 2020, ao Autódromo Internacional do Algarve, após 24 anos de ausência do Mundial, na sequência da reorganização dos calendários devido à pandemia de COVID-19.

As imagens de um dia histórico da Fórmula 1: Portimão deu uma inédita 92.ª vitória a Hamilton
As imagens de um dia histórico da Fórmula 1: Portimão deu uma inédita 92.ª vitória a Hamilton
Ver artigo

Será a segunda vez consecutiva que o GP Portugal se realiza em Portimão: no ano passado a prova foi conquistada por Lewis Hamilton (Mercedes), que assim se tornou no piloto com mais vitórias na história da modalidade, ultrapassando as 91 do alemão Michael Schumacher.

O calendário de 2021 prevê um recorde de 23 provas, entre 23 de março, no Bahrain, e 12 de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.