Manuel Ramos terminou no 47.º lugar da prova de slalom gigante nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Lausana2020, a disciplina em que depositava maiores esperanças.

Na estreia na competição, o covilhanense, de 17 anos, tinha o dorsal 72 em 77 inscritos e terminou a primeira manga no 56.º posto, numa ronda em que 21 atletas não chegaram à meta.

Na segunda manga Manuel Ramos foi o 47.º mais rápido, entre 59 participantes. O esquiador português terminou a 25,76 segundos do vencedor, o austríaco Philip Hoffmann, vencedor também da primeira manga, que terminou com o tempo de 2.06,31, à frente dos suíços Sandro Zurbruegg e Luc Roduit.

O atleta da Covilhã afirma ter sentido algum nervosismo na primeira descida e não ter arriscado, situação corrigida na segunda ronda.

"Na primeira manga fui conservador, não arrisquei o suficiente. Na segunda manga já conhecia a pista, arrisquei mais e melhorei três segundos, o que me permitiu subir na classificação final", analisou Manuel Ramos, em declarações à agência Lusa.

O esquiador não esconde algum desalento por querer ter feito melhor, mas considera ter obtido um resultado dentro das expectativas.

"Ambicionava fazer melhor, só que na primeira manga não dei o meu melhor. Não foi o resultado desejado, mas está dentro dos objetivos", sublinha o atleta luso, que acrescenta estar a viver "o espírito olímpico".

Manuel Ramos, que se sente mais "à vontade" no slalom gigante, espera entrar mais tranquilo na prova de slalom, na terça-feira.

"Estava um pouco nervoso. Esta terça-feira vou estar mais confiante e espero fazer um bom resultado", antecipa o esquiador, satisfeito se ficar novamente "no top-50".

Devido a uma avaria na telecabine, a prova de slalom gigante começou mais tarde do que o horário previsto, mas Manuel Ramos diz que "a pista estava boa, com a neve dura e gelo em algumas zonas".

A representação portuguesa, com dois atletas em esqui alpino, conta ainda com Vanina de Oliveira Guerillot, também de 17 anos.

Na terça-feira os dois esquiadores encerram a participação na competição de slalom.

Os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, que se disputam na Suíça, entre 09 e 22 de janeiro, destinam-se a atletas entre os 15 e os 18 anos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.