O xadrezista indiano Dommaraju Gukesh, de apenas 17 anos, venceu no domingo o Torneio de Candidatos em Toronto e será o adversário do atual campeão mundial, o chinês Ding Liren.
Gukesh tornou-se o vencedor mais jovem do prestigiado torneio, que foi disputado pela primeira vez na América do Norte.
O prodígio indiano, que será o candidato mais jovem da história na disputa do título mundial, ocupa atualmente a 16ª colocação no ranking mundial.
A conquista do mais recente torneio foi carimbada depois dos empates com o americano Hikaru Nakamura e do empate entre o russo Ian Nepomniachtchi e o americano Fabiano Caruana, noutra partida.
Gukesh terá agora a oportunidade de se tornar o campeão mundial de xadrez mais jovem da história. "Não presto atenção a todos os recordes, mas é sempre bom falar deles", relativizou o jovem indiano.
O recorde do mais jovem de sempre a tornar-se campeão mundial pertence atualmente ao lendário russo Garry Kasparov, que foi campeão pela primeira vez aos 22 anos.
Em caso de título mundial, Gukesh repetiria o feito de seu compatriota Viswanathan Anand, que foi o campeão de 2008 a 2013.
Nascido em 19 de maio de 2006, Gukesh esteve na disputa pelo título do Torneio de Candidatos desde o início e assumiu a liderança da competição após vencer sua quinta partida contra o franco-iraniano Alireza Firouzja na penúltima ronda.
Com esta vitória, Gukesh prossegue a sua rápida ascensão no mundo do xadrez, depois de ter sido nomeado 'grande mestre', a maior distinção da modalidade, com apenas 12 anos, em 2019.
No próximo ranking mundial, que será divulgado no dia 1º de maio, o jovem xadrezista subirá ao 6º lugar. Neste torneio, refira-se, o número um do ranking e cinco vezes campeão mundial, o norueguês Magnus Carlsen, decidiu não defender o título conquistado em 2023, alegando um esgotamento face ai formato de partidas longas.
A chinesa Tan Zhongyi, de 32 anos, foi a vencedora feminina, conquistando o direito de desafiar a compatriota Ju Wenjun, atual campeã mundial.
O torneio para definir o novo campeão do mundo deve acontecer até o fim do ano, mas a data e o local ainda não foram definidos.
Comentários