Ana Cabecinha foi a melhor portuguesa na prova feminina dos 20 km marcha, nos Europeus de Atletismo que decorrem em Berlim, Alemanha. A portuguesa cortou a meta no 8.º posto, numa prova ganha pela espanhola Mária Pérez, com novo recorde europeu.

Na disciplina que deu até ao momento a única medalha a Portugal em Berlim, com a medalha de ouro de Inês Henriques nos 50 quilómetros marcha, Ana Cabecinha andou quase sempre no grupo da frente, chegando a estar em terceiro.

A atleta bejense, que competiu nos Jogos de Pequim2008 (8.ª), em Londres2012 (9.ª) e no Rio2016 (6.ª), terminou em 01:29.49 horas, a 03.13 minutos da vencedora, a espanhola Mária Pérez.

Mária Pérez cortou a meta com o tempo de 1h26:36, uma marca que passa a ser recorde dos campeonatos europeus nesta distância da marcha. A prata ficou para a checa Anezka Drahotova (1h27:03) e o bronze para a italiana Antonella Palmisano (1h27:30).

A competição feminina foi atrasada em quase duas horas, por questões de segurança, devido a um forte cheiro a gás, junto à zona dos abastecimentos, que obrigou a uma avaliação por parte dos bombeiros.

A corrida, inicialmente prevista para as 09:05 em Berlim (08:05 em Lisboa), apenas começou cerca das 10:55 (09:55 em Lisboa), até estarem garantidas todas as condições, com a organização a informar que a mesma se efetuaria “juntamente com a masculina”.

Este foi um dia histórico para a marcha espanhola. É que a prova masculina dos 20 km marcha foi ganha pelo espanhol Álvaro Martín, com o tempo de 1h20:41, seguido de Diego García, também de Espanha e do russo Vasily Mizinov. Martín sucedeu a outro espanhol, Miguel Ángel López, que tinha vencido a medalha de ouro nesta prova nos últimos europeus.

*Artigo atualizado

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.