Os ANOC Awards, atribuídos pela Associação dos Comités Olímpicos Nacionais, distinguirão nesta edição o melhor português em Paris2024, uma categoria ‘especial’ adicionada às tradicionais de homenagem aos desportistas em destaque nos últimos Jogos Olímpicos.
Agendada para 30 de outubro, a gala na qual serão atribuídos os ANOC Awards premiará excecionalmente o melhor atleta português em Paris2024, num ‘piscar de olho’ ao comité nacional responsável por acolher a 27.ª Assembleia Geral da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC).
O anúncio desta novidade foi feito hoje, em conferência de imprensa, no Centro Cultural de Cascais, onde foram confirmadas as restantes categorias: melhor atleta feminina, melhor atleta masculino, melhor equipa feminina, masculina e mista, melhor equipa feminina e masculina em desportos individuais, e Prémio ANOC para carreira de excelência.
Esta iniciativa, criada em 2014, vai nesta edição distinguir os desportistas que se distinguiram em Paris2024, que serão selecionados por um júri nomeado pela ANOC – estes prémios não têm nomeados, mas apenas vencedores finais.
“São uns prémios bastante únicos, talvez não ainda suficientemente conhecidos no mundo. […] São os nossos atletas e queremos premiá-los. Não é fácil escolher os vencedores entre os 11.500 atletas de todo o mundo. Há alguns critérios, mas o primeiro é ter uma medalha de ouro nos Jogos. No entanto, por haver muitos campeões olímpicos, tem de ser mais de uma medalha de ouro, tem de haver um extra que tornou essa pessoa merecedora desta distinção”, explicou a secretária-geral da ANOC.
Gunilla Lindberg tinha começado por notar que a Assembleia Geral da ANOC, que irá decorrer entre 29 de outubro e 01 de novembro, entre Cascais e o Estoril, “é o maior encontro olímpico do mundo, excluindo os Jogos Olímpicos”, definindo-o inclusive como “maior do que as Nações Unidas”.
Se a secretária-geral da ANOC destacou a cooperação com o Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Araújo mencionou “a oportunidade de juntar a família olímpica” em Portugal, num encontro no qual será discutido o futuro do Comité Olímpico Internacional (COI), “mas muito especialmente” da associação.
O secretário-geral do COP expressou a satisfação do organismo por organizar “um evento desta dimensão”, agradecendo à Câmara Municipal e à Câmara de Cascais pelo seu contributo.
“Temos a certeza absoluta que realizámos uma Assembleia Geral memorável”, concluiu.
A Assembleia Geral da ANOC irá receber mais de 800 delegados, 370 dos quais dos Comités Olímpicos Nacionais, com o presidente do COI, Thomas Bach, a marcar também presença.
O primeiro dia será dedicado a reuniões executivas e encontros setoriais, com os trabalhos da 27.ª Assembleia Geral a arrancarem em 30 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril e a prolongarem-se para o dia seguinte. Para 01 de novembro, estão marcadas sessões temáticas com vista a enriquecer o debate sobre o presente e futuro do desporto.
A ANOC é a organização responsável por proteger os interesses dos 206 Comités Olímpicos representados no Comité Olímpico Internacional (COI), apoiando igualmente a sua missão de promover os valores olímpicos em todo o mundo.
Comentários