Um grupo de associações da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) solicitou hoje a marcação de uma Assembleia Geral (AG) extraordinária, que tem como pontos a impugnação do ato eleitoral, destituir os órgãos em funções e avançar com novo processo eleitoral.

Num documento a que a agência Lusa teve acesso, é solicitado por 20 dos 28 sócios da FPA uma AG, com caráter urgente, para o dia 26 de outubro, que tem três pontos para discussão e aprovação.

“Impugnar o processo eleitoral em curso, destituir os órgãos sociais da FPA em funções, sejam eles os representantes do mandato atual ou eleitos recentemente, tendo em consideração o processo eleitoral ter decorrido de forma pouco clara e não cumprido o regulamento eleitoral, e propor a abertura de um novo processo eleitoral, com a máxima urgência”, refere o documento.

A candidatura liderada por Domingos Castro à FPA interpôs hoje uma providência cautelar, no Tribunal Arbitral do Desporto e no Tribunal Central Administrativo Sul, após ter ficado de fora das eleições marcadas para sábado.

Fonte da lista B, liderada por Domingos Castro, confirmou à agência Lusa a interposição da providência cautelar, que já deu entrada naqueles dois tribunais, na sequência da decisão da Mesa da Assembleia Geral (MAG), que hoje indeferiu por unanimidade uma reclamação desta candidatura.

A ação judicial visa não só revogar o afastamento das eleições de sábado da lista encabeçada por Domingos Castro, como a impugnação do ato eleitoral agendado, confirmou a mesma fonte.

De acordo com nota publicada no sítio oficial da FPA na Internet, a MAG indeferiu, por unanimidade, a reclamação da lista do antigo atleta, numa decisão apoiada por um parecer jurídico.

Na segunda-feira, a Lista B, liderada por Domingos Castro, tinha apresentado uma reclamação formal à MAG do organismo, contestando a exclusão do ato eleitoral marcado para sábado.

A lista liderada por Domingos Castro contestou a decisão por considerar não haver qualquer fundamento para a exclusão do ato eleitoral que vai eleger o sucessor de Jorge Vieira na presidência do organismo que rege o atletismo em Portugal, ao qual concorrem os atuais vice-presidentes da FPA Paulo Bernardo (Lista A) e Fernando Tavares (Lista C).