Os participantes nos Europeus de seleções em marcha atlética manifestaram-se hoje contra as alterações ao programa olímpico, nomeadamente a troca da prova de 50 quilómetros por uma estafeta de quatro percursos.
Em Podebrady, República Checa, onde domingo vão decorrer os Campeonatos da Europa de seleções da especialidade, todos os marchadores, e respetivas delegações, marcharam unidos antecedidos por uma tarja em que se pede respeito pela marcha atlética e pela sua história, relembrando que faz parte do programa olímpico desde 1908.
Atletas e treinadores têm sido muito críticos das mudanças anunciadas para Paris2024, defendendo que a especialidade não está a ser tratada de forma justa.
"Respeito" e "Vemo-nos em L.A. em 2028" são algumas mas mensagens inscritas na faixa, à frente de todos os que competem em Podebrady.
O Comité Olímpico Internacional e a World Athletics anunciaram já este ano a extinção da prova de 50 km, bem como a alternativa de 35 km, do programa olímpico de Paris2024, substituindo-a por uma estafeta, de quatro percursos, de apenas dois atletas (um masculino, outro feminino), na distância de maratona (42,195 km).
Portugal compete nestes Europeus com oito atletas, entre os quais os olímpicos Ana Cabecinha (20 km), Inês Henriques (35 km) e João Vieira (20 km).
Comentários