A portuguesa Arialis Martínez considerou esta sexta-feira ter feito a corrida ideal na final dos 60 metros dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, em Istambul, ao igualar o recorde nacional e a terminar no quinto lugar.

Arialis Martínez, de 27 anos, cumpriu a prova em 7,17 segundos, o mesmo tempo que Lorene Bazolo logrou em 06 de março de 2022, e ficou atrás da suíça Mujinga Kambundji, que com 7,00 bateu o recorde dos Europeus, da polaca Ewa Swoboda (7,09), da britânica Daryll Neita (7,12) e da belga Rani Rosius (7,15).

"Tínhamos pensado, a minha treinadora, Ana Oliveira, e eu, em fazer o recorde de Portugal. Foi igualado. Era a primeira vez que estava num campeonato assim, e a correr ‘indoor’. E sim, tinha pensado que era possível", afirmou a velocista do Benfica.

Mesmo assim, Arialis Martínez foi a primeira portuguesa a chegar a uma final dos 60 metros em Europeus ‘indoor’, com o melhor resultado de sempre de uma portuguesa na distância, superando os 13.ºs lugares alcançados por Virgínia Gomes em Lievin1987 e Bazolo em Glasgow2019, na primeira vez que Portugal conseguiu ter três atletas nas 'meias' da distância.

E, por isso, apesar de ter sido a corrida ideal, sente que pode melhorar: "Ainda posso aperfeiçoar a partida, mas foi a minha corrida ideal, sim".