O português Carlos Nascimento assumiu hoje ter cumprido “a principal tarefa” ao qualificar-se diretamente para as semifinais dos 60 metros dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, em Istambul, na Turquia.

A abrir o terceiro dia de competições, o velocista natural de Matosinhos assegurou uma das 24 vagas nas semifinais, marcadas para hoje, a partir das 18:45 locais (15:45 em Lisboa), ao terminar a primeira série no quarto e último lugar de apuramento direto, em 6,71 segundos.

“A principal tarefa era passar diretamente à meia-final, sem estar à espera de ser repescado. Consegui esse objetivo, a marca não era bem a que desejava, houve alguns erros que posso melhorar e podem fazer toda a diferença”, explicou Carlos Nascimento, na zona mista da Ataköy Arena.

Além dos quatro primeiros de cada uma das cinco séries da corrida mais curta dos Europeus ‘indoor’, foram ainda repescados para as semifinais os quatro mais rápidos entre os restantes, o último dos quais o grego Iannis Nyfantopoulos (6,72).

Depois do quinto lugar nos últimos Europeus, em Torun2021, Carlos Nascimento, que tem 6,63 como recorde pessoal desde 2016 e 6,69 como melhor marca do ano, gostava de voltar a estar entre os mais rápidos em Istambul2023.

“Acho mesmo que posso melhorar e, na meia-final, conseguir estar, outra vez, entre os melhores. O meu objetivo é chegar o mais longe possível, tentar estar ao meu melhor nível para estar entre os oito melhores da Europa e desfrutar um momento de cada vez”, rematou o atleta do Sporting, autor do 21.º tempo das eliminatórias.

Depois da qualificação, dominada pelo italiano Marcel Jacobs, campeão em título e medalha de ouro dos 100 metros em Tóquio2020, os homens mais rápidos de Istambul2023 vão enfrentar as semifinais, durante a tarde, tendo em vista a final, a encerrar a jornada de hoje, às 20:55 locais (17:55 em Lisboa).

Francis Obikwelu sagrou-se campeão europeu da distância em Paris2011, quando estabeleceu o recorde nacional em 06,53 segundos.